Ser inclusivo ou reforçar os estereótipos sociais

O caso dos livros de matemática do conselho estadual de Kerala

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15363

Palavras-chave:

livro didático, educação matemática, estereótipos de gênero, contexto indiano

Resumo

Os livros didáticos funcionam como um recurso importante para o ensino e aprendizagem da matemática em nível escolar em todo o mundo. Pelo menos nas séries primárias, os conteúdos dos livros didáticos estão situados na sociedade mais ampla em torno dos alunos, para que os alunos possam se relacionar com o que lhes é ensinado. Isso abre a possibilidade de os livros didáticos reforçarem acriticamente os estereótipos predominantes ou usarem a oportunidade que os livros didáticos fornecem para quebrar criativamente os estereótipos. A pesquisa em educação matemática envolveu-se com a questão dos estereótipos de gênero nos livros didáticos de matemática, o que teve um impacto sobre como o gênero aparece nos livros didáticos. No entanto, gênero não é binário nem monolítico. No contexto indiano, o gênero não é a única hierarquia social que opera. O National Curriculum Framework 2005 (doravante referido como NCF 2005) aborda a questão dos estereótipos predominantes sobre as crianças das margens sociais e diz que deve-se tomar cuidado para garantir que o currículo, os livros didáticos e a interação em sala de aula não reforcem os estereótipos. Além disso, nas últimas duas décadas, as pessoas transexuais conseguiram exigir reconhecimento e aceitação pelo menos nos espaços educacionais superiores como pessoas transexuais. Diante disso, seria importante entender como os livros didáticos refletem as mudanças e demandas. Este artigo analisa o conteúdo dos livros didáticos de matemática desenvolvidos pelo Conselho Estadual de Pesquisa e Treinamento em Educação (SCERT) de um estado indiano, a saber, Kerala, para entender como eles representam diferenças de gênero, casta, classe e religião e para investigar se os livros didáticos são incluindo os alunos com deficiência. Com base na análise de conteúdo dos livros didáticos, o artigo argumenta que, mesmo quando os livros didáticos tentam garantir a representação de meninas e meninos nas imagens e nos problemas de palavras e fazem uma tentativa de incluir diferentes religiões e culturas marginalizadas (por exemplo, incorporando o imagem de Theyyam, que usa uma forma de arte das pessoas marginalizadas em Kerala) em um livro didático, eles acabam fortalecendo os estereótipos religiosos, de classe e de gênero existentes. Chama a atenção também a completa ausência de crianças com deficiência nos livros didáticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jayasree Subramanian, SRM University AP

Jayasree Subramanian is an Associate Professor in the Department of   Mathematics, SRM University AP.  She has a PhD in mathematics, but she has been working in the area of Mathematics Education for 18 years now. She is interested in the socio-political dimension of mathematics education.

Anagha S, SRM University, AP

Anagha S has a MSc in Mathematics and  is a research scholar in the Department of Mathematics, SRM University AP. She comes from Kerala and is working for her PhD in Mathematics Education. She is interested in looking at the language question in Mathematics Education.

Referências

Brünig, B., & Fleischmann, F. (2015). Understanding the veiling of Muslim women in the Netherlands. Journal for the Scientific Study of Religion, 54(1), 20-37.

Dasgupta, N., & Asgari, S. (2004). Seeing is believing: Exposure to counter stereotypic women leaders and its effect on the malleability of automatic gender stereotyping. Journal of experimental social psychology, 40(5), 642-658.

Dawar, T, & Anand, S. (2017). Gender bias in textbooks across the world. International Journal of Applied Home Science, 4, 224-235.

Deshpande, S. (2008). Dalits in the Muslim and Christian Communities: A Status Report on Current Social Scientific Knowledge. https://theasiadialogue.com/wp-content/uploads/2017/10/report20dalit2020reservation.pdf

Devika, J. (2010). Egalitarian Developmentalism, Communist Mobilization, and the Question of Caste in Kerala State, India. The Journal of Asian Studies Vol. 69, No. 3. pp 799-820.

Dubbs, C. (2016). A queer turn in mathematics education research: centering the Experience of marginalized queer students. In Wood, M. B., Turner, E. E., Civil, M., & Eli, J. A. (Eds.) Proceedings of the 38th annual meeting of the North American Chapter of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. Tucson, AZ: The University of Arizona.

Gak, D. M. (2011). Textbook-An important element in the teaching process. Hatchaba Journal, 19(2), 78-82.

Geetha,U. (2021). Tinction Of Brown Bodies: An Exploration Of Gendered Colourism And Representation Of Dark-Skinned Women In Malayalam Movies [Dissertation, Universidad de Oviedo, Centro de Investigaciones Feministas (CIFEM) Oviedo, Spain ]

Guichot-Reina & Torre-Sierra (2023). The Representation of Gender Stereotypes in Spanish Mathematics Textbooks for Elementary Education. Sexuality & Culture. 27:1481–1503 https://doi.org/10.1007/s12119-023-10075-1

Incikabi, L., & Ulusoy, F. (2019). Gender bias and stereotypes in Australian, Singaporean and Turkish mathematics textbooks. Turkish Journal of Education, 8(4), 298-317.

Iwata, M. (1976). Depictions of the gender roles in elementary language arts And Mathematics textbooks in 1940's - 1950's and the present. Working Papers of the Linguistics Circle, 1997 - journals.uvic.ca

Kumar, K. (1986). Textbooks and educational culture. Economic and Political weekly, 1309-1311.

Li, X. (2016). Holding up half the sky? The continuity and change of visual gender representation in elementary language textbooks in post-Mao China. Asian Journal of Women's Studies, 22(4), 477-496.

Ling. Y. (2023). Implicit Gender Inequality in Secondary School Textbooks Under a Confucianism Educational Idea Value. In L. F. Ying et al. (Eds.): ICELA 2022, ASSEHR 730, pp. 475–485, 2023. https://doi.org/10.2991/978-2-38476-004-6_ 59

Moser, F., & Hannover, B. (2014). How gender fair are German schoolbooks in the twenty-first century? An analysis of language and illustrations in schoolbooks for mathematics and German. European journal of psychology of education, 29, 387-407.

Mendick, H. (2014) Queer conversations in education: bodies that matter in curriculum and pedagogy, Pedagogy, Culture & Society, 22:2, 329-335, DOI:10.1080/14681366.2013.850912

Nag Chowdhuri, M. (2022). Exploring modes of engagement within reform-oriented primary mathematics textbooks in India. Educational Studies in Mathematics, 110(2), 331-351.

NCERT (2005). National Curriculum Framework 2005. https://ncert.nic.in/pdf/nc-framework/nf2005-english.pdf

NSO, Government of India. (2019). Key Indicators of Household Social Consumption on Education in India (NSS 75th Round (JULY 2017 – JUNE 2018)). Retrived from https://www.mospi.gov.in/documents/213904/301563//KI_Education_75th_Final1602590967945.pdf/4d0dcdc4-a8f0-0795-df06-be25f2b3a6f7

O’Keeffe, L., & O’Donoghue, J. (2011). Mathematics textbook analysis: The significance of textbook features to student learning. In Proceedings of the Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education. Rzeszów, Poland: University of Rzeszów.

Okeeffe, L. (2013). A framework for textbook analysis, International Review of Contemporary Learning Research, 2(1), 1-13.

Pešikan, A., & Marinković, S. (2006). A comparative analysis of the image of man and woman in illustrations of textbooks for first grade children. Psihologija, 39(4), 383-406.

Pillai, M (2014). Disciplining the Intimate: The Kerala Model. Economic and Political Weekly, Vol. 49, No. 46 pp. 10-13

PTI. (2015, November 12). Kerala becomes first state to unveil transgender policy. The Indian Express. https://indianexpress.com/article/india/india-news-india/kerala-becomes-first-state-to-unveil-transgender-policy/

Reporter, S. (2021, December 14). Now, gender neutral uniforms for Plus One students of Balussery school. The Hindu. https://www.thehindu.com/news/cities/kozhikode/now-gender-neutral-uniforms-for-plus-one-students-of-balussery-school/article37954516.ece

SCERT. (2015) Mathematics Standard III Part 2. Retrieved from https://samagra.kite.kerala.gov.in/#/textbook/page.

SCERT. (2015a) Standard VI Mathematics Part 2. Retrieved from https://samagra.kite.kerala.gov.in/#/textbook/page.

SCERT. (2016). Mathematics Standard III Part 1. Retrieved from https://samagra.kite.kerala.gov.in/#/textbook/page.

SCERT. (2016a) Standard VI Mathematics Part 1. Retrieved from https://samagra.kite.kerala.gov.in/#/textbook/page.

Sheth, S., Jones, G., & Spencer, M. (2021). Emboldening and Contesting Gender and Skin Color Stereotypes in the Film Industry in India, 1947–1991. Business History Review, 95(3), 483-515.

Ullah, H., & Skelton, C. (2013). Gender representation in the public sector schools textbooks of Pakistan. Educational Studies, 39(2), 183-194.

Vijaya, R. M., & Bhullar, N. (2022). Colorism and employment bias in India: an experimental study in stratification economics. Review of Evolutionary Political Economy, 3(3), 599-628.

Yasin, M. S. M., Hamid, B. A., Keong, Y. C., Othman, Z., & Jaludin, A. (2012). Linguistic Sexism In Qatari Primary Mathematics Textbooks. GEMA Online Journal of Language Studies, 12(2), 53-68.

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Subramanian, J., & Anagha S. (2023). Ser inclusivo ou reforçar os estereótipos sociais: O caso dos livros de matemática do conselho estadual de Kerala. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 679–688. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15363
##plugins.generic.dates.received## 2023-07-12
##plugins.generic.dates.published## 2023-07-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.