Sustentabilidade e modelagem matemática no 5º ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15290

Palavras-chave:

modelagem matemática, perspectivas sócio-críticas, educação primária, sustentabilidade, professores em formação

Resumo

Esta pesquisa investiga como os futuros professores visam trazer a consciência da sustentabilidade ambiental enquanto aprendem modelagem matemática para seus alunos da 5ª série. As perspectivas teóricas da pesquisa de modelagem sociocrítica podem envolver o envolvimento dos alunos em questões sociais, incluindo o foco na ação. A codificação temática de uma tarefa obrigatória por um grupo de futuros professores, onde eles projetam, implementam e refletem sobre uma atividade de modelagem durante o estágio, é usada para analisar como eles combinam objetivos ambientais e matemáticos. Os resultados mostram que os professores iniciantes enfatizam a autenticidade das tarefas e dos dados, envolvem os alunos em ações de lixo, refletem sobre a crítica dos alunos às suposições e se concentram na criação de significado dos números ambientais usando a linguagem cotidiana dos alunos. As implicações para a formação de professores sugerem que os professores podem combinar o foco na sustentabilidade ambiental por meio da educação matemática. Além disso, a formação de professores pode apoiar professores e alunos em formação inicial em ações por meio de atividades de modelagem sociocrítica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguirre, J. M., Anhalt, C. O., Cortez, R., Turner, E. E., & Simic-Muller, K. (2019). Engaging Teachers in the Powerful Combination of Mathematical Modeling and Social Justice: The Flint Water Task. Mathematics teacher educator, 7(2), 7–26.

Barbosa, J. C. (2009). Mathematical modelling, the socio-critical perspective and the reflexive discussions. In M. Blomhøj & S. P. Carreira (Eds.), Proceedings from Topic Study Group 21 at the 11th International Congress on Mathematical Education in Monterrey, Mexico (pp. 133–143). Roskilde Universitet.

Barwell, R. (2018). Some thoughts on a mathematics education for environmental sustainability. In P. Ernest (Ed.), The philosophy of mathematics education today (pp. 145–160). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3-319-77760-3_9

Bhattacharya, D., Carroll Steward, K., & Forbes, C. T. (2021). Empirical research on K-16 climate education: A systematic review of the literature. Journal of Geoscience Education, 69(3), 223–247.

Clean the Fjords. (2022). Rein Hardangerfjord. https://www.reinhardangerfjord.no/

English, L. D. (2009). Promoting interdisciplinarity through mathematical modelling. ZDM, 41(1), 161–181. https://doi.org/10.1007/s11858-008-0106-z

English, L. D. (2012). Data modelling with first-grade students. Educational Studies in Mathematics, 81(1), 15–30.

English, L. D. (2013a). Complex Modelling in the Primary and Middle School Years: An Interdisciplinary Approach. In G. A. Stillman, G. Kaiser, W. Blum, & J. P. Brown (Eds.), Teaching Mathematical Modelling: Connecting to Research and Practice (pp. 491–505). Springer.

English, L. D. (2013b). Surviving an avalanche of data. Teaching Children Mathematics, 19(6), 364–372.

Ernest, P. (2019). The ethical obligations of the mathematics teacher. Journal of Pedagogical Research, 3(1), 80–91.

Freire, P. (2014). Pedagogy of solidarity: A dialogue. In P. Freire, A. M. A. j. Freire, & W. F. d. Oliveira (Eds.), Pedagogy of Solidarity (pp. 35–64). Left Coast Press.

Gutstein, E. (2006). Reading and writing the world with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. Routledge.

Gürbüz, R., & Çalik, M. (2021). Intertwining Mathematical Modeling with Environmental Issues. Problems of Education in the 21st Century, 79(3), 412–424.

Hansen, R. (2021). Pre-service teachers’ facilitations for pupils’ independency in modelling processes. In F. K. S. Leung, G. A. Stillman, G. Kaiser, & K. L. Wong (Eds.), Mathematical modelling education in East and West (pp. 283–292). Springer.

Johnsen-Høines, M. (2020). Begynneropplæringen. Matematikkdidaktikk - barnetrinnet. Caspar Forlag.

Jung, H., Wickstrom, M. H., & Piasecki, C. (2021). Bridging Modeling and Environmental Issues. Mathematics Teacher: Learning and Teaching PK-12, 114(11), 845–852.

Lislevand, T. (2021, Mai, 23). Plasthvalen [The plastic whale]. In Store norske leksikon [Great Norwegian Encyclopedia]. https://snl.no/plasthvalen

Ministry of Education and Research. (2017). Verdier og prinsipper for grunnopplæringen - overordnet del av læreplanverket [values and principles for primary and secondary education]. https://www.regjeringen.no/no/dokumenter/verdier-og-prinsipper-for-grunnopplaringen/id2570003/

Ministry of Education and Research. (2019). Læreplan i matematikk 1.–10. trinn [Curriculum for Mathematics year 1–10]. https://www.udir.no/lk20/MAT01-05

Renert, M., & Davis, B. (2012). Ecological sustainability and mathematics education: Integrally connected. Journal of Integral Theory and Practice, 7(1), 94–104.

Rosa, M., & Orey, D. C. (2015). Social-critical dimension of mathematical modelling. In G. A. Stillman, W. Blum, & M. S. Biembengut (Eds.), Mathematical Modelling in Education Research and Practice (pp. 385–395). Springer.

Ryan, U., & Steffensen, L. (2021). Applying critical perspectives in mathematics education - from the present towards hope for the future. In A. Andersson & R. Barwell (Eds.), Applying critical perspectives in mathematics education (pp. 231–239). Brill. https://doi.org/https://doi.org/10.1163/9789004465800_011

Sensoneo. (2019, Mai 23). Global Waste Index 2019. https://sensoneo.com/global-waste-index-2019/

Skovsmose, O. (2023). Critical Mathematics Education. Springer.

Solares-Rojas, A., Arellano-Aguilar, O., García González, M. M., López-Vargas, M. d. R., Coles, A., & Méndez Serrano, A. (2022). Mathematics education and social-environmental crises: an interdisciplinary proposal for didactic innovation with rural communities in Mexico. Research in Mathematics Education, 24(2), 202–223.

Suh, J. M., Matson, K., Birkhead, S., Green, S., Rossbach, M., Seshaiyer, P., & Jamieson, S. (2021). Elementary Teachers’ Enactment of the Core Practices in Problem Formulation through Situational Contexts in Mathematical Modeling. In J. M. Suh, M. H. Wickstrom, & L. D. English (Eds.), Exploring Mathematical Modeling with Young Learners (pp. 113–145). Springer.

Sylte, G. (2018, Mai 23). The plastic-whale-effect and the dry summer [Plasthvaleffekten og den tørre sommeren]. https://bjerknes.uib.no/artikler/plasthvaleffekten-og-den-torre-sommeren

The Ocean Clean-up. (2022). The Ocean Clean-up. https://theoceancleanup.com/

Villarreal, M. E., Esteley, C. B., & Smith, S. (2015). Pre-service mathematics teachers’ experiences in modelling projects from a socio-critical modelling perspective. In G. Stillman, W. Blum, & M. Salett Biembengut (Eds.), Mathematical Modelling in Education Research and Practice (pp. 567–578). Springer.

Vos, P. (2011). What is ‘authentic’ in the teaching and learning of mathematical modelling? In G. Kaiser, W. Blum, R. Borromeo Ferri, & G. Stillman (Eds.), Trends in teaching and learning of mathematical modelling, 713–722. Springer.

Özdemir, D. (2021). Integration of Mathematics and Environmental Education: Change in the Views of 5th Grade Students toward Sustainability. Acta Didactica Napocensia, 14(2), 194–202.

Publicado

2023-07-27

Como Citar

Steffensen, L. (2023). Sustentabilidade e modelagem matemática no 5º ano. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 241–251. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15290

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.