A LINGUAGEM DA CRIANÇA REPRESENTADA NAS TIRINHAS DE ARMANDINHO, DE ALEXANDRE BECK
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2018.v6.678Resumo
O artigo tem por objetivo investigar e compreender a linguagem infantil presente no gênero textual tirinha, como um processo de interação verbal e de representação da própria linguagem da criança, especificamente nas histórias de Armandinho, de Alexandre Beck. Como proposta metodológica optou-se pelo desenvolvimento de uma pesquisa bibliográfica, a partir de uma reflexão teórica e exploratória sobre o gênero tirinhas, diante da qual realizamos um levantamento de dados do autor e do personagem. As discussões teóricas procuram aproximar dois eixos de discussão temática: um sobre o desenvolvimento da linguagem como processo de interação social, conforme Vygotsky (1984, 1989), outro sobre a concepção enunciativa-discursiva da linguagem, segundo Bakhtin (2003, 2006). O estudo indica que a linguagem da criança, na tirinha de humor, aparece representada como forma de manifestação de sentimentos, de expressão atitudinal, de expressividade, de compromisso social em prol de um bem comum, de críticas e de conscientização sobre variados temas.
PALAVRAS-CHAVE: Linguagem infantil, tirinhas, interação social.