Marcas da ação editorial na série graduada de Língua Portuguesa Meninice

Autores

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.117

Resumo

Este trabalho insere-se numa rede de produções acadêmicas que se preocupa com a concepção e apresentação dos aspectos concernentes à historicidade dos livros didáticos de Língua Portuguesa, no Brasil. O texto, aqui apresentado, constitui-se parte de uma pesquisa de doutorado, ainda em andamento, que elege como objeto de estudo a materialidade do impresso a partir da análise dos dispositivos tipográficos e textuais, ao focalizar as ilustrações e os escritos presentes na série graduada de Língua Portuguesa Meninice, de Luiz Gonzaga Fleury (1937/1948/1957). No limite de elaboração deste texto, apresentaremos aspectos denominados de diferenciadores e permanentes que marcam a produção e a intervenção editorial comparando as edições gráficas de três exemplares referentes à primeira edição de 1937, a 86.ª edição, de 1948 e a 121.ª edição de 1957, do terceiro livro que compõe esta série graduada de leitura.

Palavras-chave: Série graduada de leitura. Intervenção editorial. Dispositivos tipográficos e textuais.

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Biografia do Autor

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Estadual de Campinas
    Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2013-11-30

Como Citar

Goulart, I. do C. V. (2013). Marcas da ação editorial na série graduada de Língua Portuguesa Meninice. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 1(2), 389-409. https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.117