Freire e seu olhar dialógico: uma proposta de leitura de literatura em língua estrangeira para a construção da alteridade

Autores/as

  • Aliana Georgia Carvalho Cerqueira Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12615

Palabras clave:

Dialogismo bakhtiniano, Mediação de leitura, Alteridade

Resumen

Neste trabalho, discorre-se sobre uma proposta de leitura em defesa de que as ideias freireanas continuam necessárias e seu olhar tem contribuições relevantes até mesmo para a leitura de literatura em língua estrangeira. A educação problematizadora de Paulo Freire aponta para uma abordagem de leitura dialógica que visa um leitor autônomo como parte do processo de leitura e o professor como mediador desta na construção dos sentidos possibilitados pelo texto, inclusive, literário. Utiliza-se a pesquisa bibliográfica e, mostrando convergências entre conceitos de Bakhtin e o pensamento de Freire, propõe-se que ler é encontrar-se com o Outro, é (re)construir linguagens, é saber-se parte de um todo, de uma cultura que parecia alheia, porém, que define o Eu como sujeito no mundo. Isto é, na aproximação entre uma filosofia da linguagem bakhtiniana e uma teoria pedagógica freireana, entende-se o lugar da literatura nas relações sociais. Consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem de leitura de literatura em um novo idioma deve realizar-se pela perspectiva da dimensão social da linguagem. Mediar a leitura de narrativas literárias em língua estrangeira é construir pontes entre a cultura do aluno e a cultura ensinada de forma sistemática, utilizando estratégias de leitura, desenvolvendo a curiosidade de que trata Freire, promovendo o diálogo entre o modo de ver o mundo e a janela de possibilidades que se abre para a compreensão da/pela narrativa literária. Finalmente, a dialogia dessa abordagem mostra-se presente, também, na construção da alteridade, isto é, uma identidade marcada pelo outro.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aliana Georgia Carvalho Cerqueira, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Licenciada em Letras, habilitada em Português/Espanhol, pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC/Ilhéus-BA; especialista em Didática do Espanhol como Língua Estrangeira na Educação Básica e mestra em Letras: Linguagens e Representações, pela mesma instituição. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Unesp/Assis-SP.

 

Citas

BAJTIN, M. M. Hacia una filosofia del acto ético. De los borradores y otros escritos. Trad. Tatiana Bubnova. San Juan de Puerto Rico: Antropos, 1997.

BAKHTIN, M. M. A cultura popular na Idade Média e no renascimento: o contexto de François Rabelais. Tradução Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2010.

______. Estética da Criação Verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

______. Questões de estilística no ensino da língua. Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2013.

CLIMACO, Adriana. O.; ORTEGA, Raquel da Silva. Literatura é arte: dimensão estética ocultada no ensino. In: CLÍMACO, Adriana Ortega; MILREU, Isis; ORTEGA, Raquel da Silva. (Orgs.). Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos. 1ed. Campina Grande: EDUFCG, 2018, v. 1, p. 113-131.

FREIRE, Paulo. FREI BETTO. Essa escola chamada vida. São Paulo: Ática, 1985.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1989.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

______. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002

______. Educação como prática da Liberdade. São Paulo: Cortez, 2005.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GERALDI, João. Wanderley. Ancoragens: estudos bakhtinianos. São Carlos; Pedro & João Editores, 2010.

JOUVE, V. Por que estudar literatura? Trad. Marcos Bagno e Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2012.

MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo: DCL, 2004.

MARQUES, Luís. Provocações de alteridade. In. Palavras e contrapalavras: constituindo o sujeito em alter-ação. São Carlos: Pedro e João editores, 2014. p. 32-35.

MILREU, Isis. O ensino de literaturas hispânicas na contemporaneidade: desafios e perspectivas. In. CLÍMACO, Adriana Ortega; MILREU, Isis; ORTEGA, Raquel da Silva. (Orgs.). Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos. 1ed. Campina Grande: EDUFCG, 2018, v. 1, p. 83-111.

MOURA, Edite Marques de. Leitura em Bakhtin e Paulo Freire: palavras e mundos. São Carlos: Pedro e João editores, 2012.

OSORIO, Ester Myriam Rojas (org.). O discurso literário como motivação para o desenvolvimento da LE. In: OSORIO, Ester Myriam Rojas. CAMARGO JR., Ivo Di. (orgs.) Bakhtin: o lugar da leitura na educação. São Carlos: Pedro e João editores, 2016. p. 13-21.

PETRILLI, Susan. Uma leitura inclassificável de uma escritura inclassificável: a aproximação bakhtiniana da literatura. In: DE PAULA, Luciane.; STAFUZZA, Grenissa (orgs.). Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado da Letras, 2010. p. 31-52.

PONZIO, Augusto. CALEFATO, Patrizia. PETRILLI, Susan. Fundamentos de filosofia da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2007.

PONZIO, Augusto. O pensamento dialógico de Bakhtin e de seu círculo como inclassificável. In teoria inclassificável. In: DE PAULA, Luciane. STAFUZZA, Grenissa. Círculo de Bakhtin: teoria inclassificável. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 293-349.

SANTOS, Raquel de Castro dos. Sendas entre o texto literário, a atividade de leitura e o livro didático de ELE. In. CLÍMACO, Adriana Ortega; MILREU, Isis; ORTEGA, Raquel da Silva. (Orgs.). Ensino de literaturas hispânicas: reflexões, propostas e relatos. 1ed. Campina Grande: EDUFCG, 2018, v. 1, p. 385-429.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório: Shiela Grillo. São Paulo: Editora 43, 2017.

Publicado

2021-11-25

Cómo citar

Cerqueira, A. G. C. (2021). Freire e seu olhar dialógico: uma proposta de leitura de literatura em língua estrangeira para a construção da alteridade: . Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(3). https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.12615

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.