ART: DESCENTRAMENTOS BARROCOS

Autores

  • Rosana Pereira de Freitas Professora doutora adjunta do Departamento de História e Teoria da Arte da EBA/Escola de Belas Artes da UFRJ/Universidade Federal do Rio de Janei ro.

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14182

Palavras-chave:

barroco, ontologia da imagem, neobarroco, arte contemporânea

Resumo

Este artigo aborda, a partir das noções de barroco, retomadas na segunda metade do século XX por diferentes au- tores, o processo discursivo e o uso e seus instrumentos analíti- cos, para chegar às abordagens e estratégias de aproximação da produção artística dos anos oitenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Argan, G. (1995). A história da arte. Em G. Argan. História da arte como história da cidade. São Paulo: Martins Fontes.

Argan, G. (2003). História da arte italiana (Vol. 3, p. 242). São Paulo: Cosac & Naify.

Calabrese, O. (1985). Il linguaggio dell’arte. Milano: Gruppo Editoriale Fabbri, Bompiani, Sonzogno.

Cunha, A. G. (1982). Dicionário Etimológico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Danto, A. (2006). Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: EDUSP/Odysseus.

Debray, R. (1987). Vie et mort de l’image: une histoire du regard en Occident. Paris: Galllimard.

Foucault, M. (1995). A prosa do mundo. Em M. Foulcault. As pala- vras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes.

Garcia-Porrero, J. (2003). Vers une définition de la représentation picturale moderne. Em Château, D.; Claire, L. Représentation et modernité. Paris: Publication de la Sorbonne.

Guasch, A. M. (2005). El arte ultimo del siglo XX – del posminima- lismo a lo multicultural. Madrid: Alianza Editorial.

Gumbrecht, H. (1998). Modernização dos sentidos. São Paulo: Editora 34.

Hansen, J. (1998). A proporção da luz. Em J. C. C. Rocha. Interseções: a materialidade da comunicação. Rio de Janeiro: Imago/Eduerj.

Haskell, F. (1997). Mecenas e Pintores (p. 162). São Paulo: EDUSP.

Herkenhoff, P. (1997). Brasil/Brasis. Lapiz – Revista Internacional de Arte (n. 134-135, Madrid, Julho/Setembro).

Machado, A. (1998). A fotografia sob o impacto da eletrônica. Em E. Samain. (Org.). O fotográfico. São Paulo: Huitec/CNPQ.

Marin, L. (1994). De la représentation (p. 101). Paris: Gallimard/Le Seuil

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Pereira de Freitas, R. (2022). ART: DESCENTRAMENTOS BARROCOS. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 1(1). https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14182
Recebido: 2022-08-11
Publicado: 2022-08-16