Pardos letrados em sociedades escravistas

educação e mudança de status social (América portuguesa e Caribe espanhol, c.1750-1807)

Autores

  • Priscila de Lima Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/2236-463334ea00922

Palavras-chave:

pardos livres; sociedades escravistas ibero-americanas; letramento; status social

Resumo

Este artigo discute a relação entre o letramento e o status social dos pardos livres na América portuguesa e no Caribe espanhol ao longo da segunda metade do século XVIII e primeiros anos do século XIX. Em decorrência da mácula da escravidão, os pardos ocupavam um lugar social subordinado, sendo acometidos por leis excludentes e estigmas. Objetiva-se compreender o impacto do letramento em função de sua capacidade de qualificar os pardos ao exercício de funções sociais mais valorizadas, como os ofícios de escrivão, notário e tabelião. Para além dos efeitos materiais, sugere-se que o letramento influía no status social por dotar os pardos de maior capacidade de resistência aos preconceitos e restrições legais impostas ao grupo e inseri-los de modo particular nas relações de poder coloniais.

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Publicado

2023-08-23

Como Citar

de Lima Souza, P. (2023). Pardos letrados em sociedades escravistas: educação e mudança de status social (América portuguesa e Caribe espanhol, c.1750-1807). Almanack, (34). https://doi.org/10.1590/2236-463334ea00922

Edição

Seção

Artigos