Submissão
Diretrizes para Autores
Critérios para Submissão de Resenhas e Propostas de Dossiês
Resenhas:
Organização de Dossiês: ALMANACK recebe propostas de dossiês que atendam às seguintes diretrizes editoriais e orientações:
|
Autoria e Colaborações
A ALMANACK recomenda que a autoria se baseie nos critérios a seguir:
Todas as pessoas colaboradoras que não atendam aos critérios de autoria devem ser listados na seção “Agradecimentos”, bem como o apoio financeiro das agências de fomento.
|
Preparação e Formato de Envio dos Textos
O manuscrito dos textos deve ser enviado em arquivo do Microsoft Office Word, contendo, no máximo, 11 mil palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé, com fonte Times New Roman tamanho 12. Os arquivos não devem ultrapassar 2MB. Com o objetivo de facilitar o processo de submissão, a ALMANACK solicita que os/as Autores/as elaborem seus manuscritos em arquivos separados, de acordo com o FORMATO descrito a seguir:
Solicita-se que a autoria seja removida das propriedades do Word. Para fazer isso, abra o texto no Word e clique no menu arquivo, opção “informações”. Em seguida, clique em “propriedades”, e escolha a opção “propriedades avançadas”. Lá, clique em “resumo” e apague o conteúdo do campo “autor”. No momento da submissão, autoras/es optam se desejam consentir na abertura de sua identidade. Nesse caso, a ação acima para remoção de autoria é desnecessária. |
Documentos Suplementares
No ato de submissão, é solicitado que as/os autoras/es:
|
Citações e Referências
A ALMANACK adota o sistema de notas de rodapé, ou seja, todas as referências (títulos e páginas) de livros, artigos, teses ou similares devem ser indicadas de forma simplificada no rodapé: Autor, ano, página. Por exemplo: Carvalho, 1980, p. 36. Somente no final, na bibliografia, devem constar as referências completas das obras efetivamente citadas no texto. As referências mencionadas no manuscrito devem ser numeradas em algoritmo arábico sobrescrito correspondente às informações citadas nas notas de rodapé.
|
Normas de citação
Para as citações bibliográficas finais, deve ser seguido o padrão seguinte ABNT NBR – 6023:
PALACIOS, Guillermo. Messianismo e expropriação camponesa. Uma nova expedição ao Reino da Pedra Encantada do Rodeador, Pernambuco, 1820. Revista de História, São Paulo, n. 147, p. 71-108, 2. 2002. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i147p71-108
CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980.
JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo Garrido. Peças de um mosaico (ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira). In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias, 2. ed. São Paulo: SENAC, 2000. p. 127-175.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. A herança colonial – sua desagregação. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de (org.). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II: o Brasil monárquico. Vol. 1: O processo de emancipação. São Paulo: DIFEL, 1962. p. 9-39.
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Debaixo da imediata proteção de sua majestade imperial: o IHGB (1838-1889). 1995. 339f. Tese (Doutorado em História Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
BERNARDES, Denis Antônio de Mendonça. Progresso e rotina: notas exploratórias sobre a questão da modernização técnica em Pernambuco, no século XIX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 9., 1977, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Nacional da Associação dos Professores Universitários de História. O homem e a técnica. São Paulo: ANPUH, 1979. p.495-514, v.2.
CUNHA, Mafalda Soares da; MONTEIRO, Nuno Gonçalo. Aristocracia, poder e família em Portugal, séculos XV-XVIII. In: CUNHA, Mafalda Soares da; FRANCO, Juan Hernández (orgs.). Sociedade, família e poder na Península Ibérica: elementos para uma História Comparativa. Lisboa: Edições Colibri: CIDEHUS – Universidade de Évora: Universidad de Murcia, 2010. p.47-75. Disponível em: <http://www.ics.ul.pt/rdonweb-docs/Nuno%20Monteiro_2010_n1.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2015.
COLLECÇÃO dos actos dos parlamentos, e leis dos soberanos da Europa. Lisboa: Na Oficina de Antonio Rodrigues Galhardo, 1768. Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Brasil. Seção de Obras Raras, V-70, 1, 22. COUTINHO, Francisco de Souza. Cartas escritas de França a El-Rei D. João IV. [s.l.]: [s.n.], 1651. Biblioteca Geral. Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.
As referências cuja autoria seja igual à referência anterior, NÃO USAR TRAVESSÃO. Mantenha os nomes dos autores da mesma maneira. Exemplo:
Os manuscritos devem ser enviados por meio do sistema OJS do site do periódico https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/index. Antes da publicação dos artigos aceitos, os/as Autores/as correspondentes receberão as revisões e deverão ajustar o texto de acordo com os pareceres recebidos. Em seguida, as/os Autoras/es enviarão o texto ao periódico, destacando em amarelo as alterações feitas. Uma vez verificadas as modificações, o artigo estará pronto para publicação. Antes disso, o/a autor/a receberá novamente o texto revisado em formato Word. As correções ou alterações solicitadas pelo autor nesta fase devem se limitar a erros de digitação, não sendo possível alterar o conteúdo nem os autores. |
Condições para submissão
Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.