Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Critérios para Submissão de Propostas de Dossiês e Resenhas

 

A Almanack recebe continuamente propostas de artigos enviados exclusivamente pela sua página, que devem ser inéditos contendo, no máximo, 11 mil palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé, com fonte Times New Roman tamanho 12. Os arquivos não devem ultrapassar 2MB. Essas regras valem igualmente para os textos da seção Fórum.

Quanto às demais seções da Revista, observamos as seguintes regras: 

 

DOSSIÊS

A Almanack seleciona anualmente três dossiês temáticos, por apresentação espontânea ou por convite da editoria. As propostas são recebidas até o mês de março de cada ano e avaliadas pela Editoria  e pelo Conselho Editorial. O resultado da seleção é divulgado até o mês de maio de cada ano.

As propostas devem ser enviadas pelo e-mail: almanack@unifesp.br

 

Formatação das propostas

As propostas podem ser feitas por 2 ou 3 organizadores, sendo sugerida a presença de ao menos um pesquisador vinculado à instituição de ensino e/ou pesquisa sediada fora do Brasil. Elas  devem conter obrigatoriamente as seguintes informações:

  • Nome e afiliação institucional do/as organizadores/as;
  • Título do dossiê (máximo de 7 palavras);
  • Contextualização da temática do dossiê, indicando os debates, objetos e campos de investigação a que se vincula;
  • Justificativa com a exposição da relevância acadêmica da proposta, bem como o diálogo com o escopo temático da Almanack;
  • Lista de até seis autora/es convidada/os a apresentarem textos (sem necessidade de envio de resumos dos artigos).

 

Critérios de avaliação das propostas:

As propostas serão avaliadas com base nos seguintes critérios:

  • Correta formatação e atendimento às exigências formais;
  • Presença de ao menos um/a organizador/a vinculado/a a uma instituição estrangeira;
  • Diversidade regional, de gênero e raça entre os/as organizadores/as e os textos propostos;
  • Ineditismo e originalidade da temática em relação aos dossiês já publicados pela revista;
  • Adequação temática ao escopo editorial da Almanack;
  • Clareza, coerência interna e relevância acadêmica da proposta;
  • Proposição de contribuições em outras línguas, para além do português.

 

Responsabilidades dos/as organizadores/as dos dossiês aprovados

Os/as organizadores/as dos dossiês selecionados deverão:

  • Promover ampla divulgação do dossiê com o apoio da secretaria da revista;
  • Convidar pesquisadores e pesquisadoras para submissão de artigos;
  • Redigir um artigo de apresentação/revisão do tema do dossiê, em que se deve problematizar a questão  central e situá-lo no debate historiográfico;
  • Indicar pareceristas para os artigos recebidos;
  • Garantir o envio dos textos dos/as autores/as convidados/as até 1º de maio.

 

Avaliação e publicação dos artigos dos dossiês

Serão aceitas apenas submissões na forma de artigos originais ou de revisão. Todos os artigos passarão por avaliação duplo-cega, seguindo os mesmos critérios e trâmites aplicados aos artigos da seção livre. Os/as organizadores/as do dossiê não terão acesso ao processo de avaliação, que será conduzido exclusivamente pela Editoria.

A decisão final sobre a publicação dos artigos, bem como sua adequação à pauta editorial da revista, caberá à Editoria, a quem também compete deliberar sobre eventuais casos omissos.

Os dossiês que não tiverem artigos apresentados até 1º de maio não serão implementados, bem como aqueles que não reúnam ao menos quatro artigos aprovados. Nos dois casos, os artigos eventualmente aprovados poderão, com autorização dos autores, ser publicados na seção de artigos livres da revista.

 

Cadernos de Pesquisa da Almanack

A Almanack publica textos de mestrandos e doutorandos com a finalidade de divulgação das pesquisas em andamento. 

Restrita a nove textos anuais de até seis mil palavras cada, os textos desta seção serão submetidos à avaliação duplo-cega e seu conteúdo pode variar entre a apresentação de resultados parciais e balanços historiográficos. Em diálogo com órgãos de representação discente, a Almanack define, anualmente, temas para esta seção, cuja composição dos autores deve respeitar as metas de diversidade regional, racial e de gênero estipuladas pelas diretrizes da revista. Em parceria com a equipe de Redes Digitais, esta seção convida os/as autores/as à produção de vídeos sobre metodologias de pesquisa.

 

Resenhas

As resenhas devem seguir as seguintes características: 

  •  Conter entre 1.500 (mínimo) e 2.200 (máximo) palavras;
  • Possuir  um título diferente do título da obra resenhada;
  • Sintetizar as ideias centrais da obra;  
  • Apresentar a perspectiva metodológica e, quando apropriado, as premissas teóricas adotadas pelo Autor para desenvolver as ideias centrais do livro;  
  • Posicionar a obra no campo acadêmico em que se insere, mencionando, se possível, seus principais autores e críticos; 
  •  Realizar uma avaliação crítica dos três pontos anteriores; 
  • Apresentar a bibliografia  ao final do texto.
 

 

Autoria e Colaborações

 

A ALMANACK recomenda que a autoria se baseie nos critérios a seguir:

  •  Contribuição substancial para concepção do estudo;
  •  Análise ou interpretação dos dados para o trabalho;
  •  Escrita de parte do trabalho ou revisão crítica de conteúdo intelectual para versão a ser publicada.

Todas as pessoas colaboradoras que não atendam aos critérios de autoria devem ser listados na seção “Agradecimentos”, bem como o apoio financeiro das agências de fomento.

 

 

Preparação e Formato de Envio dos Textos

 

O manuscrito dos textos deve ser enviado em arquivo do Microsoft Office Word, contendo, no máximo, 11 mil palavras, incluindo título, resumo, palavras-chave e notas de rodapé, com fonte Times New Roman tamanho 12. Os arquivos não devem ultrapassar 2MB.

Com o objetivo de facilitar o processo de submissão, a ALMANACK solicita que os/as Autores/as elaborem seus manuscritos em arquivos separados, de acordo com o FORMATO descrito a seguir:

  1.  Um arquivo com os seguintes dados:
  •  Título: deve ser claro e conciso. Para os títulos em português, francês e espanhol, é obrigatório o título também em inglês;
  •  Autoria: Para a submissão de artigos os/as Autores/as devem ser graduados, exceto para resenhas. O/a Autor/a deve informar o nome completo, a filiação contendo as informações: da universidade, departamento, cidade, CEP, país, e-mail e ORCID – todos os/as Autores/as devem ser cadastrados no ORCID (Open Researcher and Contributor ID). Manuscritos com mais de um/a Autor/a, um/a Autor/a correspondente deve ser indicado com seu respectivo e-mail e ORCID;
  •  Fomento e Financiamento: todas as fontes de auxílio à pesquisa (se houver), bem como o número do projeto e a instituição responsável, devem ser declaradas. O papel das agências de financiamento na concepção do estudo, análise e redação do manuscrito deve ser declarado em agradecimentos, bem como eventuais patrocinadoras/es;
  •  Agradecimentos: Todas/os colaboradoras/es que não atenderem aos critérios de autoria devem ser listados na seção Agradecimentos;
  •  Resumo: o resumo deve introduzir brevemente o manuscrito, não excedendo 250 palavras. Nenhuma citação deve ser incluída no resumo. Para os resumos em português, francês e espanhol, é obrigatório o resumo também em inglês;
  •  Palavras-chave: devem incluir-se de três a seis palavras-chave, separadas por vírgulas, no idioma do manuscrito e também em inglês. Recomenda-se pesquisar as palavras chaves no Vocabulário Controlado do SIBI/USP.

 

  1.  Outro arquivo, contendo o texto seguido do conjunto da bibliografia citada nas notas de rodapé.
  2.  Outro(s) arquivo(s) para cada imagem ou gráfico que venha a ser utilizado, com os detalhes técnicos necessários para as primeiras.

Solicita-se que a autoria seja removida das propriedades do Word. Para fazer isso, abra o texto no Word e clique no menu arquivo, opção “informações”. Em seguida, clique em “propriedades”, e escolha a opção “propriedades avançadas”. Lá, clique em “resumo” e apague o conteúdo do campo “autor”.

No momento da submissão, autoras/es optam se desejam consentir na abertura de sua identidade. Nesse caso, a ação acima para remoção de autoria é desnecessária.

 

 

Documentos Suplementares

 

No ato de submissão, é solicitado que as/os autoras/es:

  •  expressem sua concordância com os protocolos de Ciência Aberta adotados pela ALMANACK;
  •  indiquem se permitem que sua identidade seja revelada aos pareceristas; 
  •  indiquem obrigatoriamente, no caso de 2 ou mais autores, que cada autor participou suficientemente do trabalho de modo que assume a responsabilidade por uma parcela significativa do conteúdo.
 

 

Citações e Referências

 

A ALMANACK adota o sistema de notas de rodapé, ou seja, todas as referências (títulos e páginas) de livros, artigos, teses ou similares devem ser indicadas de forma simplificada no rodapé: Autor, ano, página. Por exemplo: Carvalho, 1980, p. 36. Somente no final, na bibliografia, devem constar as referências completas das obras efetivamente citadas no texto.

As referências mencionadas no manuscrito devem ser numeradas em algoritmo arábico sobrescrito correspondente às informações citadas nas notas de rodapé.

  •  Imagens: As imagens, bem como as respectivas legendas (com referência completa de autoria e instituição detentora), devem ser numeradas em alfabeto grego, indicando sua posição no corpo do texto e enviadas em arquivos separados, como documento suplementar (passo 4 do sistema eletrônico de submissão). Só serão aceitas imagens nos formatos TIFF ou JPEG, com resolução de 300 dpi.
  •  ALMANACK não se responsabiliza pela obtenção do copyright de imagens.
  •  Gráficos, Figuras e Tabelas: as Tabelas e Figuras devem ser numeradas de acordo com a ordem de aparecimento no texto, e devem conter um título e estar em arquivos separados. Devem ser abertas nos lados e com fundo totalmente branco.
 

 

Normas de citação

 

Para as citações bibliográficas finais, deve ser seguido o padrão seguinte ABNT NBR – 6023:

  •  Artigo em periódico - incluir sempre o código DOI nas referências dos artigos que o possuírem.

PALACIOS, Guillermo. Messianismo e expropriação camponesa. Uma nova expedição ao Reino da Pedra Encantada do Rodeador, Pernambuco, 1820. Revista de História, São Paulo, n. 147, p. 71-108, 2. 2002. doi: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i147p71-108

 

  •   Livro completo

CARVALHO, José Murilo de. A construção da ordem: a elite política imperial. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1980.

 

  •   Capítulo de livro

JANCSÓ, István; PIMENTA, João Paulo Garrido. Peças de um mosaico (ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira). In: MOTA, Carlos Guilherme (org.). Viagem incompleta. A experiência brasileira (1500-2000). Formação: histórias, 2. ed. São Paulo: SENAC, 2000. p. 127-175.

 

  •   Capítulo de livro (organizador é também o Autor)

HOLANDA, Sérgio Buarque de. A herança colonial – sua desagregação. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de (org.). História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II: o Brasil monárquico. Vol. 1: O processo de emancipação. São Paulo: DIFEL, 1962. p. 9-39.

 

  •   Tese (doutorado) ou dissertação (mestrado)

GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Debaixo da imediata proteção de sua majestade imperial: o IHGB (1838-1889). 1995. 339f. Tese (Doutorado em História Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.

 

  •   Trabalho apresentado em evento científico

BERNARDES, Denis Antônio de Mendonça. Progresso e rotina: notas exploratórias sobre a questão da modernização técnica em Pernambuco, no século XIX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE HISTÓRIA, 9., 1977, Florianópolis. Anais do IX Simpósio Nacional da Associação dos Professores Universitários de História. O homem e a técnica. São Paulo: ANPUH, 1979.  p.495-514, v.2.

 

  •   Referência a meio eletrônico

CUNHA, Mafalda Soares da; MONTEIRO, Nuno Gonçalo. Aristocracia, poder e família em Portugal, séculos XV-XVIII. In: CUNHA, Mafalda Soares da; FRANCO, Juan Hernández (orgs.). Sociedade, família e poder na Península Ibérica: elementos para uma História Comparativa. Lisboa: Edições Colibri: CIDEHUS – Universidade de Évora: Universidad de Murcia, 2010. p.47-75. Disponível em: <http://www.ics.ul.pt/rdonweb-docs/Nuno%20Monteiro_2010_n1.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2015.

 

  •   Manuscritos/impressos em Arquivos e Bibliotecas de Obras Raras

COLLECÇÃO dos actos dos parlamentos, e leis dos soberanos da Europa. Lisboa: Na Oficina de Antonio Rodrigues Galhardo, 1768. Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro, Brasil. Seção de Obras Raras, V-70, 1, 22.

COUTINHO, Francisco de Souza. Cartas escritas de França a El-Rei D. João IV. [s.l.]: [s.n.], 1651. Biblioteca Geral. Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

 

As referências cuja autoria seja igual à referência anterior, NÃO USAR TRAVESSÃO. Mantenha os nomes dos autores da mesma maneira. Exemplo:

  •  BIROU, A. Dicionário de ciências sociais. 5. ed. Lisboa: Dom Quixote,1982.454 p.
  •  BIROU, A. Dicionário de sociologia. Porto Alegre: Globo, 1963. 280 p.

 

Os manuscritos devem ser enviados por meio do sistema OJS do site do periódico https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/index.

Antes da publicação dos artigos aceitos, os/as Autores/as correspondentes receberão as revisões e deverão ajustar o texto de acordo com os pareceres recebidos. Em seguida, as/os Autoras/es enviarão o texto ao periódico, destacando em amarelo as alterações feitas. Uma vez verificadas as modificações, o artigo estará pronto para publicação. Antes disso, o/a autor/a receberá novamente o texto revisado em formato Word. As correções ou alterações solicitadas pelo autor nesta fase devem se limitar a erros de digitação, não sendo possível alterar o conteúdo nem os autores.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos requisitos de Preparação e Formato de Envio dos Textos, observando atentamente as especificidades de cada seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.