Almanack https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm <p><span style="font-weight: 400;">Publicada desde 2011, </span><strong><em>Almanack</em></strong> <span style="font-weight: 400;">é um periódico acadêmico quadrimestral, especializado na história da formação dos Estados nacionais no Brasil e em todo mundo, entre os séculos XVIII e XIX. Editada por especialistas na temática, a </span><em><span style="font-weight: 400;">Almanack </span></em><span style="font-weight: 400;">é gerida por pesquisadores de dez universidades brasileiras: UNIFESP (sede institucional), USP, UFF, UNIRIO, UERJ, UFJF, UFOP, UFES, UFSJ, UFRRJ e PUC-RJ. A </span><em><span style="font-weight: 400;">Almanack </span></em><span style="font-weight: 400;">também é apoiada pela Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO). Todos os números da Revista </span><em><span style="font-weight: 400;">Almanack</span></em><span style="font-weight: 400;"> estão disponíveis na página da </span><a href="http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issues&amp;pid=2236-4633&amp;lng=pt&amp;nrm=iso"><span style="font-weight: 400;">Scielo.</span></a></p> pt-BR almanack@unifesp.br (Thaís Durand) tudurand@gmail.com (Thaís Durand) Fri, 31 Dec 2021 14:37:01 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Alamanack: dez anos e 29 números depois https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/13014 André Roberto de A. Machado, Wilma Peres Costa Copyright (c) 2021 André Roberto de A. Machado, Wilma Peres Costa https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/13014 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A nação contada por imagens: arte, cultura visual e escrita da História https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12977 <p>Os registros visuais e audiovisuais de eventos, personagens e processos históricos relacionados às Independências e à formação de identidades nacionais nas Américas, vem merecendo o estudo e questionamento de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.</p> Cecília Helena L. de Salles Oliveira, Maraliz de Castro Vieira Christo Copyright (c) 2021 Cecília Helena L. de Salles Oliveira, Maraliz de Castro Vieira Christo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12977 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A Independência e suas, possíveis, representações na cinematografia brasileira https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12156 <p>O presente artigo se propõe a analisar expoentes da filmografia histórica nacional, notadamente vinculadas ao tema da Independência do Brasil, refletindo de que forma suas narrativas - e personagens – se ancoram em determinadas visões, confluências e distanciamentos sobre a constituição de um Brasil independente do reinado lusitano.&nbsp; Se por um lado, temos filmes ancorados numa visão oficial e didática da independência - baseados em documentos e iconografias -, temos igualmente algumas releituras livremente inspiradas e até mesmo de verve satírica. &nbsp;A análise será pautada num conjunto de artigos e matérias veiculados pela imprensa ao longo do século XX.</p> Ana Carolina Maciel Copyright (c) 2021 Ana Carolina Maciel https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12156 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Le monument aux bandeiras https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12758 <p>O monumento às Bandeiras, « cartão postal » da cidade de São Paulo, é uma das poucas representações da nação brasileira numa praça pública. Embora tenha sido uma fonte de orgulho como obra de arte do escultor modernista Victor Brecheret, e também devido ao seu significado, o grupo esculpido, tal como as bandeiras e os bandeirantes a quem presta homenagem, tem sido recentemente o alvo de protestos virulentos. Os protestos denunciam a glorificação de suas exações e crimes perpetrados principalmente contra os indígenas, através da heroização dos paulistas do período colonial.</p> <p>Este artigo examina a mensagem política do monumento e a ideologia do bandeirismo, que permeia a obra de Brecheret e foi formulada no século XX pela ala conservador e ultranacionalista do modernismo paulista. De acordo com esta interpretação do Brasil, desenvolvida em particular por Cassiano Ricardo, a "bandeira" é erguida tanto como o cadinho da sociedade brasileira como a essência do génio nacional. Substitui mesmo a Independência de 1822 como momento fundador do Brasil e oferece um programa para o futuro: a conclusão da colonização do território. No entanto, o bandeirismo não se estabeleceu como a narrativa dominante da história brasileira e permaneceu identificado com o regionalismo paulista. Paradoxalmente, o facto de o monumento às expedições se ter tornado o alvo da raiva anti-racista e decolonial deu-lhe um alcance muito mais geral. A desconstrução do bandeirismo e a sua rejeição no espaço de duas décadas atesta o carácter perecível e embaraçoso de certas propostas de identidade.</p> Armelle Enders Copyright (c) 2021 Armelle Enders https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12758 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 “A Sagração e a Coroação de D. Pedro I”, de Jean-Baptiste Debret https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12224 <p>A “ Sagração e Coroação de D. Pedro I”, assinada por Jean-Baptiste Debret (1768-1848) é certamente uma das pinturas mais célebres do Primeiro Reinado (1822-1831). Apesar de sua significativa veiculação, a partir da reprodução em manuais escolares, em publicações sobre a Arte Brasileira, permanece, no entanto, desconhecida a história da trajetória social dessa pintura confeccionada em grandes dimensões por Debret, em 1828. Neste sentido, perseguir a nebulosa história dos trânsitos deste quadro, que cruzou o Atlântico por duas vezes, antes de ser instalado de vez no Palácio do Itamaraty em Brasília, na década de 1970 - depois de uma longa temporada depositado no interior do Castelo d’Eu, residência da família imperial em tempos de exílio - permite desvelar, por meio da consulta nos arquivos brasileiros e franceses, os meandros que possibilitaram a sua sobrevivência até os dias atuais.</p> Carlos Rogério Lima Copyright (c) 2021 Carlos Rogério Lima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12224 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Pintando la Historia Nacional: representaciones sobre la Independencia de Colombia, 1830-1880 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12157 <p>La independencia y el inicio abrupto de la república resultará en la necesidad urgente de construir nación. La pérdida de los referentes con la metrópoli europea será el detonante para que la naciente república busque legitimarse a partir de su propio pasado. El siglo XIX reinventará su propia historia: lo prehispánico, lo colonial y la independencia, serán releídas desde la república, y usadas para legitimar élites, partidos, gobernantes, políticos, constituciones y guerras. El surgimiento de nuevos temas en las artes: retratos, alegorías y batallas fueron las primeras tentativas de construir un proyecto iconográfico para legitimar la naciente nueva república a partir de rupturas y continuidades con la cultura virreinal. Este artículo se centrará precisamente en las representaciones de los héroes.</p> Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona Copyright (c) 2021 Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12157 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Derechos y propiedad de la tierra en Entre Ríos durante la emergencia del orden nacional en la Argentina https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10692 <p>En este trabajo se abordan las tradiciones y las leyes de acceso a la propiedad y se examinan la naturaleza de los debates políticos y jurídicos de las reformas de las leyes de tierra en Entre Ríos durante el siglo XIX. En el mismo se reconstruyen los antecedentes y las trayectorias generales del acceso a la tierra en la provincia y se analizan los debates legislativos de principios de la década de 1860 respecto de las leyes de venta de tierras fiscales y de arriendo de propiedad privada. A partir del estudio de ambos ejes, este trabajo plantea que las leyes liberales sostuvieron inicialmente en su concepción de aplicación y prácticas un cierto equilibrio entre viejas y nuevas concepciones de propiedad a fin de evitar confrontar de lleno con viejas prácticas sociales y económicas de larga existencia y alcance en la sociedad decimonónica.</p> Roberto Schmit, Raquel Bressan Copyright (c) 2021 Roberto Schmit, Raquel Bressan https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10692 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 A Escola no “turbilhão da política”: https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10482 <p>O presente artigo, discute a instrução pública na província do Piauí e sua expansão, adotando como recorte temporal o período entre os anos de 1822, com início do Império brasileiro, e 1834, com o Ato Adicional à Constituição, que pôs fim ao modelo educacional implantado com as Aulas Régias, recorte em que se assistiu a tentativas frustradas de institucionalização de uma educação pública nos primeiros anos do Império. Metodologicamente, trata-se de pesquisa histórica de base bibliográfica que, além da literatura sobre o tema e a legislação vigente no período, apoiou-se na documentação pertencente ao Arquivo Público do Estado do Piauí (Apepi), sobremaneira a documentação expedida pela Presidência da Província e pela Assembleia Provincial, o que permitiu a construção de um diálogo que possibilitou novos olhares a respeito da história da educação no período, bem como a reflexão sobre outras dimensões do tecido social local. De maneira geral, com a pesquisa, verificou-se uma lenta expansão da instrução pública, como consequência do pequeno interesse dos poderes públicos em seu desenvolvimento, resultando em limitados investimentos, aliados a um modelo produtivo que pouco demandava do saber formal em suas práticas cotidianas.</p> <div id="sconnect-is-installed" style="display: none;">2.11.0.0</div> Marcelo Sousa Neto Copyright (c) 2021 Marcelo Sousa Neto https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10482 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 “Maior somma de factos historicos, elucidados com mais methodo” https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10457 <p>No último quartel do século XIX ocorreram inúmeros embates em defesa da renovação dos conteúdos de história no espaço escolar brasileiro. Um dos principais eixos norteadores das discussões era atinente à ampliação da História Pátria na disciplina História, que até então privilegiava a experiência clássica europeia. Neste artigo analisamos o processo de construção do espaço paulista e a defesa da História do Brasil na escrita da história escolar do intelectual paulista Américo Braziliense. Tem-se como fonte central o livro escolar, publicado em 1876, que reverberava o deslocamento do eixo espacial da corte para a província de São Paulo, no âmbito do processo de construção da cultura política republicana paulista após a Convenção de Itu (1873).</p> <div id="sconnect-is-installed" style="display: none;">2.11.0.0</div> Magno Francisco de Jesus Santos Copyright (c) 2021 Magno Francisco de Jesus Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10457 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Os Escravagistas nas “Festas da Modernidade”: https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/11016 <p>O artigo analisa a participação brasileira nas exposições internacionais oitocentistas, verdadeiras vitrines do progresso do capitalismo industrial, depois que o Império passou a ser representado nestes eventos pelo Centro da Lavoura e do Comércio, entre os anos de 1880 e 1888. Por meio da análise dos principais diretores do Centro da Lavoura demonstra-se que frações da classe senhorial, ligadas à cafeicultura do Vale do Paraíba, utilizaram as exposições e o próprio aparelho do Estado para ampliarem seus negócios e conquistarem novos mercados. Tratou-se da última tentativa dos grandes proprietários e comerciantes da bacia do centro-sul para aumentar seus lucros durante a crise da segunda escravidão.</p> Mariana Muaze Copyright (c) 2021 Mariana Muaze https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/11016 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Os bastidores do cânone historiográfico: https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10570 <p>Este artigo analisa a construção do cânone historiográfico brasileiro oitocentista a partir da perspectiva de José Inácio da Abreu e Lima (1794-1869). O general e escritor protagonizou algumas polêmicas intelectuais ao longo de sua trajetória. Na querela de maior repercussão, foi acusado de plagiário e o seu <em>Compêndio da História do Brasil</em> (1843) foi negado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro nas figuras de Francisco Adolpho de Varnhagen (1816-1878) e Januário da Cunha Barbosa (1780-1846). Neste texto, analisamos o debate e argumentamos que a postura de Abreu e Lima - retirando-se do círculo letrado ligado ao instituto após a discussão, bem como sua posição histórico-política crítica e desarmônica em relação ao passado colonial - foi decisiva para o cânon historiográfico do século XIX, cujos conteúdos, imaginários e formas de escrita e pesquisa próprias à história do Brasil repercutem ainda nos desafios da historiografia contemporânea.</p> Thamara De Oliveira Rodrigues Copyright (c) 2021 Thamara De Oliveira Rodrigues https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10570 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Uma união pela segregação: https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10479 <p>Era 1903. As colônias sul-africanas ainda se recuperavam dos horrores e estragos gerados pelas inúmeras guerras e conflitos naquela região. A conciliação política viria em várias frentes, uma delas, a constituição de uma comissão parlamentar para a discussão da questão nativa nas colônias ao sul da África. Nomeada sob coordenação do alto comissário para assuntos nativos, Sir Arthur Lawley, membros de todas as colônias e protetorados britânicos no sul da África foram convocados, em nome da coroa, a organizar, selecionar e ouvir as mais variadas testemunhas em relação ao tema. Esse artigo tem por objetivo relacionar as posições sociais e, por consequência, a importância de determinadas colônias para a constituição da União Sul-Africana. Além disso, pretendo utilizar esses dados como forma de reflexão do período de segregação sul-africano anterior ao <em>apartheid</em>. Por meio das profissões e fenótipos listados também será possível estabelecer alguns parâmetros para o entendimento das relações de poder e política naqueles territórios entre os primeiros anos do século XX.</p> Marcos Paulo Amorim dos Santos Copyright (c) 2021 Marcos Paulo Amorim dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/10479 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Fiscalidade no Brasil: voltando às origens de um problema perene https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12978 André Filippe de Mello e Paiva Copyright (c) 2021 André Filippe de Mello e Paiva https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12978 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Lutas políticas, memórias e acontecimentos https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12932 <p>Resenha de</p> <p>ARAUJO, Ana Lucia. <strong><em>Slavery in the Age of Memory:</em></strong><strong> Engaging the Past</strong>. London/New York: Bloomsbury Academic, 2021.</p> Lucília Siqueira Copyright (c) 2021 Lucília Siqueira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12932 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000 Relações interculturais nas rotas das monções https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12390 <p>Não há resumo. Trata-se de resenha.</p> Maria Borrego, Jean Gomes de Souza Copyright (c) 2021 Maria Borrego, Jean Gomes de Souza https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.unifesp.br/index.php/alm/article/view/12390 Fri, 31 Dec 2021 00:00:00 +0000