Ecopedagogia no ensino de Ciências e Biologia: promovendo a consciência ambiental

Autores

  • Amanda Dal Molin Kruger Universidade Federal do Paraná
  • Raquel Ângela Speck Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20128

Palavras-chave:

Pertencimento ambiental; Perspectiva freiriana; Integração curricular.

Resumo

A preservação ambiental é um desafio global, porém, o ensino de Ciências e Biologia frequentemente negligencia o sentimento de pertencimento ao meio ambiente. Este trabalho analisa como a Ecopedagogia pode promover essa conexão, fundamentando-se na educação crítica freireana. A abordagem qualitativa baseia-se em revisão de literatura, explorando origens e princípios da Ecopedagogia, sua relação com a Educação Ambiental e os princípios freirianos, como o diálogo e a conexão com a natureza. Além disso, discute-se a interface entre educação popular e Ecopedagogia, destacando a autonomia educacional e a justiça social. O estudo ressalta o impacto da Ecopedagogia no currículo de Ciências e Biologia, fomentando práticas pedagógicas que unam ética, consciência crítica e sustentabilidade. 

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

KRUGER, Amanda Dal Molin; SPECK, Raquel Ângela. Ecopedagogia no ensino de Ciências e Biologia: promovendo a consciência ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 313–339, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20128. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20128. Acesso em: 5 dez. 2025.