Programa Verde Vida: ecopedagogia nas oficinas socioeducativas

Autores

  • Larissa Henrique Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Ivo Dickmann Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12946

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ecopedagogia, Cidadania Planetária

Resumo

Este artigo se propôs a investigar as contribuições de um programa socioeducativo no processo de formação cidadã dos sujeitos, a partir da perspectiva da cidadania planetária. Optou-se metodologicamente pela pesquisa de campo, entrevista semiestruturada e a Análise de Conteúdo, por meio de categorias ligadas às temáticas centrais. As falas demonstraram que o programa contribui no desenvolvimento de atividades de Educação Ambiental principalmente por meio da reciclagem. No entanto, os adolescentes apresentam compreensões superficiais com relação ao sentido epistêmico e prático da cidadania planetária e da Ecopedagogia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, M.; BOFF, L. Globalização: desafios socioeconômicos, éticos e educativos – uma visão a partir do sul. Petrópolis: Vozes, 2000.

ATLAS do Plástico: fatos e números sobre o mundo dos polímeros sintéticos. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, 2020.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

DICKMANN, I.; CARNEIRO, S. Educação Ambiental Freiriana. Chapecó: Livrologia, 2021. (Coleção Paulo Freire; 05).

FRANTZ, W.; FIGUEIREDO, J.W. Caminhos possíveis para a edificação de uma pedagogia da cooperação a partir da responsabilidade e do cuidado. REMEA, Rio Grande, v. 33, n.3, p. 144-160, set./dez., 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987

GADOTTI, M. A Voz do Biógrafo Brasileiro: A prática a altura do sonho. In: GADOTTI, M. (Org.). Paulo Freire: Uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 1996.

GADOTTI, M. Ecopedagogia, Pedagogia da terra, Pedagogia da Sustentabilidade, Educação Ambiental e Educação para a Cidadania Planetária. Instituto Paulo Freire, p. 1-5, 2009.

GADOTTI, M. Apresentação à 1º edição: cidadania planetária. In: GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

GONÇALVES, E.P. Iniciação à pesquisa científica. Campinas: Editora Alínea, 2001.

GUERRA, A.F.S.; FIGUEIREDO, M.L. Caminhos e desafios para a ambientalização curricular nas universidades: panorama, reflexões e caminhos da tessitura do programa Univali Sustentável. In: RUSCHEINSKY et al. (Orgs.). Ambientalização nas instituições de educação superior no Brasil: caminhos trilhados, desafios e possibilidades. São Carlos: EESC/USP, 2014.

GUIMARÃES, M. Educação Ambiental crítica. In: LAYRARGUES, P.P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2004. p. 25- 34.

GUIMARÃES, J.M.C. O Educador Ambiental: A construção de um novo perfil profissional. Revista Multidisciplinar do Centro Universitário FIPMOC, n. 1, p. 16-18, 2011.

GUTIÉRREZ, F.; PRADO, C. Ecopedagogia e cidadania planetária. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

KAHN, R.V. Critical pedagogy, ecoliteracy, and planetary crisis: the ecopedagogy movement. New York: Peter Lang, 2010.

LIMA, G.F.C. Educação, Emancipação e Sustentabilidade: Em defesa de uma Pedagogia Libertadora para a Educação Ambiental. In: LAYRARGUES, P.P. (Coord.). Identidades da Educação Ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental, 2004. p. 85- 111.

LOUREIRO, C.F. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F.; CRUZ NETO, O.; GOMES. R. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

MISIASZEK, G.W. Ecopedagogical literacy of a pandemic: teaching to critically read the politics of COVID-19 with environmental issues. Journal of Environmental Education, n. 52, v. 5, p. 358-369, 2021.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NEPOMOCENO, T.A.R. A ecopedagogia e sua relação com as práticas educativas ambientais formais existentes no sistema escolar toledano. Dissertação (Dissertação em Ciências Ambientais). Paraná, p. 103. 2019.

OLIVEIRA, M. S. et al. O conceito de Ecopedagogia: um estudo a partir dos artigos de revistas de Educação Ambiental. REMEA, Rio Grande, v. 38 n. 1, p. 266-289, jan./abr., 2021.

RAMBO, G. C.; LINDINO, T. C. Práticas educativas ambientais formais: o que a ecopedagogia pode contribuir. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 15, n. 7, p. 248-258, 2020.

ROSA, B.N.; MORAES, G.G.; MAROÇO, M.; CASTRO, R. A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente. Anais do XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005, p. 5170-5176.

ROSA, G.M.; SILVA, F.R.; FLACH, K.A. Educação Ambiental na educação escolar e a Responsabilidade Social: desafios e possibilidades nas questões ambientais. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 16, n. 5, p. 411-430, 2021.

RUIZ-PEÑALVER, S.M. et al. La ecopedagogía en cuestión: una revisión bibliográfica. Contextos Educativos, v. 28, p. 183-201, 2021.

SAUVÉ, L. Uma cartografia das correntes em Educação Ambiental. In: SATO, M.; CARVALHO, I. (Orgs.). Educação Ambiental: pesquisa e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 17-44.

TORRES, J.R.; FERRARI, N.; MAESTRELLI, S.R.P. Educação Ambiental crítico-transformadora no contexto escolar: teoria e prática freireana. In: LOUREIRO, C.F.; TORRES, J.R. (Orgs.). Educação Ambiental: dialogando com Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2014. 184p.

TOZONI-REIS, M.F.C. Temas ambientais como “temas geradores”: contribuições para uma metodologia educativa ambiental crítica, transformadora e emancipatória. Educar em Revista. Curitiba, n. 27, p. 93-110, jan./jun., 2006.

TRIVIÑOS, A.N.S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

01-12-2022

Como Citar

Henrique, L., & Dickmann, I. (2022). Programa Verde Vida: ecopedagogia nas oficinas socioeducativas. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(6), 400–419. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12946

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-11-17
Aceito: 2022-10-07
Publicado: 2022-12-01