Educação Ambiental multidimensional

Autores

  • Alisson José Oliveira Duarte Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14795

Palavras-chave:

Educação Ambiental Multidimensional, Ecologia Humana, Teoria da Complexidade

Resumo

Sabe-se que a Educação Ambiental tem ganhado relevo nos espaços escolares, no entanto, o ensino frequentemente tem ressaltado apenas o valor da preservação e da sustentabilidade para os alunos de maneira desintegrada das dimensões corpóreas, subjetivas e sociais da espécie humana. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo discutir a Educação Ambiental a partir de uma visão multidimensional, complexa e transcendente do modelo cartesiano (unidimensional/biologista) ainda vigente na contemporaneidade. Para tanto, utilizou-se do método de revisão bibliográfica e fundamentos epistemológicos da Teoria da Complexidade para alcançar as inferências apresentadas. Os resultados sugerem ações práticas para a promoção de uma Educação Ambiental Multidimensional.

Biografia do Autor

  • Alisson José Oliveira Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Especialista em Psicanálise Clínica. 

  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
    Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP (2008), mestre em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1999). Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação).     

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Publicado

01-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DUARTE, Alisson José Oliveira; SIVIERI-PEREIRA, Helena de Ornellas. Educação Ambiental multidimensional. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 4, p. 416–437, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14795. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14795. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-02-01
Aprovado 2023-03-02
Publicado 2023-06-01