As abelhas nativas em práticas pedagógicas da Educação Ambiental escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14677

Palavras-chave:

abelhas sem ferrão, educação ambiental, educação formal, estado da arte

Resumo

As abelhas são os insetos polinizadores mais importantes, mas, de modo geral, as abelhas brasileiras são pouco conhecidas. Explorar a diversidade deste grupo, como as abelhas nativas sem ferrão, e ampliar as reflexões socioambientais sobre seu desaparecimento favorecem ações de combate à degradação do ambiente e à extinção das espécies. Neste artigo é apresentado o resultado de uma investigação do tipo estado da arte sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na educação formal com as abelhas sem ferrão. Os 36 trabalhos selecionados apresentaram predominância de atividades lúdicas e expositivas, enquanto o meliponário é um recurso escolar pouco utilizado e poderia intensificar o conhecimento dos alunos sobre as abelhas.

Biografia do Autor

  • Isabel Cristina de Godoy, Universidade Federal de São Carlos

    Especialista em Educação.

  • Renata Martins dos Santos Paro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Carlos

    Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Carlos. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - UFSCar

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Publicado

01-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GODOY, Isabel Cristina de; PARO, Renata Martins dos Santos. As abelhas nativas em práticas pedagógicas da Educação Ambiental escolar. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 18, n. 4, p. 344–361, 2023. DOI: 10.34024/revbea.2023.v18.14677. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/14677. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2022-12-13
Aprovado 2022-12-17
Publicado 2023-06-01