As abelhas nativas em práticas pedagógicas da Educação Ambiental escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14677

Palavras-chave:

abelhas sem ferrão, educação ambiental, educação formal, estado da arte

Resumo

As abelhas são os insetos polinizadores mais importantes, mas, de modo geral, as abelhas brasileiras são pouco conhecidas. Explorar a diversidade deste grupo, como as abelhas nativas sem ferrão, e ampliar as reflexões socioambientais sobre seu desaparecimento favorecem ações de combate à degradação do ambiente e à extinção das espécies. Neste artigo é apresentado o resultado de uma investigação do tipo estado da arte sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na educação formal com as abelhas sem ferrão. Os 36 trabalhos selecionados apresentaram predominância de atividades lúdicas e expositivas, enquanto o meliponário é um recurso escolar pouco utilizado e poderia intensificar o conhecimento dos alunos sobre as abelhas.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina de Godoy, Universidade Federal de São Carlos

Especialista em Educação.

Renata Martins dos Santos Paro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Carlos

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - campus São Carlos. Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais - UFSCar

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Publicado

01-06-2023

Como Citar

Godoy, I. C. de, & Paro, R. M. dos S. (2023). As abelhas nativas em práticas pedagógicas da Educação Ambiental escolar. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(4), 344–361. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14677

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2022-12-13
Aceito: 2022-12-17
Publicado: 2023-06-01