Um minuto para a interdisciplinaridade: um retrato da Educação Ambiental em uma escola pública paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12346

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Currículo, Didática

Resumo

: Este artigo relata um estudo de caso que teve o objetivo principal de compreender a visão de docentes e discentes de uma escola pública estadual paulista sobre os vários processos de Educação Ambiental (EA) atuantes no dia a dia da escola, bem como os materiais didáticos e as metodologias empregadas pelos educadores. Foram utilizados questionários e entrevistas para o levantamento dos dados, totalizando a participação de 50 estudantes e 03 docentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados revelam limites para a EA escolar na forma de projetos que se destacam do cotidiano e conteúdos de sala de aula. Os participantes indicam alternativas para a transformação desse cenário, com maior centralidade para a EA na escola.

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Biografia do Autor

Jhonatan Fernandes Tamborlin, Universidade de Araraquara

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Professor de Ciências da Natureza da rede privada de ensino. 

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduação em Ciências Biológicas nas modalidades bacharelado e licenciatura, Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/FCLAR). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE). É professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), junto ao Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias(DECMT). 

Maria Betanea Platzer, Universidade de Araraquara

Pedagoga (UNESP), Mestra em Educação Escolar (UNESP), doutora em Educação (UNICAMP). Professora da Universidade de Araraquara (UNIARA) nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, e docente do Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (UNIARA).

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Tamborlin, . J. F., Valdanha Neto, D., & Platzer, M. B. (2022). Um minuto para a interdisciplinaridade: um retrato da Educação Ambiental em uma escola pública paulista. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 128–144. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12346

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-06-25
Aceito: 2022-05-31
Publicado: 2022-08-01