Um minuto para a interdisciplinaridade: um retrato da Educação Ambiental em uma escola pública paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12346

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Currículo, Didática

Resumo

: Este artigo relata um estudo de caso que teve o objetivo principal de compreender a visão de docentes e discentes de uma escola pública estadual paulista sobre os vários processos de Educação Ambiental (EA) atuantes no dia a dia da escola, bem como os materiais didáticos e as metodologias empregadas pelos educadores. Foram utilizados questionários e entrevistas para o levantamento dos dados, totalizando a participação de 50 estudantes e 03 docentes dos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados revelam limites para a EA escolar na forma de projetos que se destacam do cotidiano e conteúdos de sala de aula. Os participantes indicam alternativas para a transformação desse cenário, com maior centralidade para a EA na escola.

Biografia do Autor

  • Jhonatan Fernandes Tamborlin, Universidade de Araraquara

    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Araraquara (UNIARA). Professor de Ciências da Natureza da rede privada de ensino. 

  • Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

    Graduação em Ciências Biológicas nas modalidades bacharelado e licenciatura, Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/FCLAR). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE). É professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), campus de Uberaba, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação (ICENE), junto ao Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias(DECMT). 

  • Maria Betanea Platzer, Universidade de Araraquara

    Pedagoga (UNESP), Mestra em Educação Escolar (UNESP), doutora em Educação (UNICAMP). Professora da Universidade de Araraquara (UNIARA) nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia, e docente do Programa de Mestrado em Processos de Ensino, Gestão e Inovação (UNIARA).

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Publicado

01-08-2022

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TAMBORLIN, Jhonatan Fernandes; VALDANHA NETO, Diógenes; PLATZER, Maria Betanea. Um minuto para a interdisciplinaridade: um retrato da Educação Ambiental em uma escola pública paulista. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 17, n. 4, p. 128–144, 2022. DOI: 10.34024/revbea.2022.v17.12346. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/12346. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-06-25
Aprovado 2022-05-31
Publicado 2022-08-01