Metodologias de aprendizagem em Educação Ambiental na Unidade de Conservação Flona dos Palmares (PI)

Autores

  • Pedro Alves da Costa Filho Universidade Federal do Piauí (UFPI) , Instituto Federal do Piauí (IFPI)
  • Patrícia Maria Martins Nápolis Universidade Federal do Piauí (UFPI) https://orcid.org/0000-0001-9147-5391

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2025.v20.20342

Palavras-chave:

Educação ambiental, Unidades de Conservação, metodologias., Educação não-formal

Resumo

Sob a perspectiva da Educação Ambiental (EA), as Unidades de Conservação (UC) são locais que favorecem a educação não formal a partir do processo de sensibilização para a conservação da biodiversidade. Desse modo, o presente artigo objetivou analisar as metodologias desenvolvidas na UC Floresta Nacional de Palmares, a partir das macrotendências de Educação Ambiental, além das percepções sobre metodologias de Educação Ambiental, enfatizando a importância das metodologias participativas no processo de ensino-aprendizagem em ambientes não formais. Assim, procuramos estabelecer, por meio da observação participante, um diálogo entre as metodologias de ensino desenvolvidas na FLONA, as práticas de Educação Ambiental no ensino não formal em UC e as macrotendências de Educação Ambiental.

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Publicado

01-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA FILHO, Pedro Alves da; NÁPOLIS, Patrícia Maria Martins. Metodologias de aprendizagem em Educação Ambiental na Unidade de Conservação Flona dos Palmares (PI). Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), [S. l.], v. 20, n. 6, p. 467–483, 2025. DOI: 10.34024/revbea.2025.v20.20342. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/20342. Acesso em: 5 dez. 2025.