Reconhecimento e validação de indicadores de sustentabilidade aplicáveis ao ensino superior: estudo de caso aplicado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

Autores

  • Natalia Cassis Molina de Siqueira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Arthur Bispo Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
  • Fabiana Alves Fiore Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14845

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Indicadores, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Para medir os avanços rumo à sustentabilidade, são adotados indicadores que propiciam a leitura das condições de qualidade em ciclos de melhoria. Nesse contexto, o presente estudo objetiva reconhecer e validar um conjunto de indicadores aplicáveis à auto-certificação de IES, com estudo de caso na UNESP. Para tal, foi realizada revisão sistemática que subsidiou a proposição de uma lista inicial de indicadores validada com membros da comunidade acadêmica na temática, por meio de uma Survey. Dentre os resultados destacam-se: o reconhecimento de ferramentas de sustentabilidade aplicáveis a IES e a proposição de categorias e subcategorias de indicadores de sustentabilidade aplicáveis a IES em casos de auto certificação.

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Publicado

18-08-2023

Como Citar

Siqueira, N. C. M. de, Ferreira, A. B., & Fiore, F. A. (2023). Reconhecimento e validação de indicadores de sustentabilidade aplicáveis ao ensino superior: estudo de caso aplicado à Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 18(5), 368–381. https://doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14845

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2023-02-16
Aceito: 2023-03-17
Publicado: 2023-08-18