Vivências de Educação Ambiental a partir de atividades de caracterização de resíduos sólidos em unidades educacionais: estudo de caso realizado em escolas municipais de São José dos Campos (SP)

Educação Ambiental a partir do (re)conhecimento dos resíduos sólidos

Autores

  • Fabiana Alves Fiore Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0002-2430-8240
  • Arthur Bispo Ferreira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Vanessa Rodrigues Pereira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Elisa Margarida Kovacs Farinha Prefeitura Municipal de São José dos Campos
  • Carlos Alberto Silvestre de Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12786

Palavras-chave:

Educação ambiental, resíduos sólidos, vivências ambientais, construção colaborativa

Resumo

O ambiente escolar é um local que possibilita mudança de valores, comportamentos e hábitos, e pode servir como referencial de qualidade no trato de temáticas ambientais. O objetivo deste trabalho foi propiciar vivências de Educação Ambiental relacionadas à geração e composição de resíduos sólidos por meio de estudo de caso realizado em sete unidades educacionais (UEs) no município de São José dos Campos. As vivências foram concebidas de forma colaborativa em oficinas participativas e reuniões de planejamento. Dentre os resultados destacam-se: a adequação da estratégia; que a geração de resíduos nas UEs é, em média, 7,3 vezes menor que a municipal domiciliar e a semelhança de composição com os resíduos sólidos urbanos.

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

Fiore, F. A., Ferreira, A. B., Pereira, V. R., Farinha, E. M. K., & Morais, C. A. S. de. (2022). Vivências de Educação Ambiental a partir de atividades de caracterização de resíduos sólidos em unidades educacionais: estudo de caso realizado em escolas municipais de São José dos Campos (SP): Educação Ambiental a partir do (re)conhecimento dos resíduos sólidos. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(2), 60–72. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12786

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-10-04
Aceito: 2022-01-13
Publicado: 2022-04-01