Educação Ambiental e licenciamento ambiental, consenso ou embate? Análise a partir dos trabalhos do EPEA

Autores

  • Marcelo Aranda Stortti Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO
  • André Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12217

Palavras-chave:

Educação Ambiental crítica, Conflito ambiental, Licenciamento Ambiental

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a temática Educação Ambiental (EA) e licenciamento ambiental (LA), a partir dos trabalhos apresentados no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) entre os anos de 2001 e 2019. Realizamos esse modesto estado da arte por meio da busca no site dos anais do EPEA de artigos ligados a essa temática e utilizamos a proposta da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Constatamos que, foi possível identificar 3 categorias: crítico, conflitos e consensos, e que a macrotendência da EA crítica é hegemônica nessas pesquisas em diálogo com a questão dos conflitos ambientais, porém ambas inconscientemente acabam ficando reféns das decisões das instituições solicitantes dos licenciamentos ambientais.

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Biografia do Autor

Marcelo Aranda Stortti, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO

Graduado e licenciado em Ciências Biológicas (UGF). Doutor em Educação (UNIRIO), Membro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur).

André Barbosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Graduado em Ciencias Biológias do CEDERJ (UFRJ).  Estagiário de Iniciação Científica e desenvolvendo pesquisa para elaboração do TCC no Grupo de Estudos de Educação Ambiental Desde El Sur (GEASUR) UNIRIO.

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Publicado

01-08-2022

Como Citar

Stortti, M. A., & Barbosa, A. . (2022). Educação Ambiental e licenciamento ambiental, consenso ou embate? Análise a partir dos trabalhos do EPEA. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 17(4), 145–165. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12217

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2021-05-25
Aceito: 2022-06-03
Publicado: 2022-08-01