A experiência de formação de professores de ciências e matemática em um curso interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15337

Palavras-chave:

formação de professores, ensino de ciências, cursos interdisciplinares

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência de construção de um curso de formação de professores de ciências e de matemática com caráter interdisciplinar. O trabalho foi desenvolvido a partir da interpretação de alguns aspectos da história da educação em ciências e matemática no Brasil que ainda se manifestam nas práticas pedagógicas e dos contextos político e social nos quais se desenvolveu a experiência de construção do Curso de Ciências – licenciatura da Universidade Federal de São Paulo. A tradição de disciplinas escolares independentes e a própria formação disciplinar dos docentes do curso constituíram grandes desafios para a implantação de um curso interdisciplinar, com foco na promoção do diálogo das ciências naturais e da matemática com os desafios sociais e educacionais da atualidade brasileira. A análise aponta que nesse percurso foram enfrentados muitos desafios de ordem conceitual, estrutural e institucional, mas que o resultado (ainda em movimento) foi a organização de um curso com bases teóricas híbridas que desenvolve grande variedade de experiências de integração dos campos da ciência e da matemática e promove uma formação interdisciplinar e contextualizada.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

Santos Gouw, A. M., Linardi, P. R., & Meloni, R. A. (2023). A experiência de formação de professores de ciências e matemática em um curso interdisciplinar. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, (27), 505–512. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15337
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