El contexto negacionista y la resistencia de la comunidad científica

Aspectos asociados a la pandemia en las pruebas ENADE 2021

Autores/as

  • Ivy Judensnaider Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3670-9495
  • Cristina Pontes Bonfiglioli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil
  • Flaminio de Oliveira Rangel Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-5033-5728

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338

Palabras clave:

ENADE, INEP, covid-19, pandemia, conflicto, evaluación

Resumen

El debate sobre la inclusión de aspectos asociados a la pandemia en el componente de formación general en las pruebas ENADE (Examen Nacional de Rendimiento) 2021, se justifica por el hecho de que este tema no figura como posibilidad desde la base de ítems que son comunes a todos los cursos En ese sentido, se entiende que la inclusión de temas asociados a la pandemia del coronavirus que provoca el Covid-19 en el componente de Formación General de las pruebas ENADE 2021 es un indicador importante de los temas percibidos como relevantes por el Instituto Nacional de Estudios y Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), institución responsable de la elaboración de las pruebas de la ENADE. Proponemos que la inclusión de este contenido sea percibida como un movimiento de resistencia de la comunidad académica al ambiente negacionista que impregnaba las áreas de Educación, Salud y Ciencia en Brasil.

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Biografía del autor/a

Ivy Judensnaider, Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

É economista pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981), mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) no Programa de Estudos Pós-graduados em História da Ciência e é doutoranda no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora da Universidade Paulista nos cursos de Economia e Administração. Na mesma instituição coordenou o curso de Ciências Econômicas no Campi Marquês (SP) e no Campus Paulista (SP). É redatora de materiais didáticos de Filosofia para Ensino Médio do Colégio Objetivo e de material de apoio EaD da Universidade Paulista. Também atua no setor de publicações, como Editora Adjunta da revista Prometeica.

Cristina Pontes Bonfiglioli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil

Pesquisadora com formação multidisciplinar. Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP Rio Claro (1991) e bolsista CNPq de IC com pesquisa sobre o tema impactos ambientais da infraestrutura do Projeto Grande Carajás (Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro). Mestre pela Faculdade de Educação da USP (1998) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática com dissertação na área de epistemologia e ensino de Biologia. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2008) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Estudo dos Meios e da Produção Midiática com tese sobre a relação entre discurso ecológico e fotojornalismo acerca do Protocolo de Kyoto. Foi bolsista FAPESP durante estágio de Pós-doutorado no Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom), também na ECA-USP, com pesquisa sobre a noção de comunicação como encontro estético na fotografia produzida sobre a obra Spiral Jetty, de Robert Smithson, artista da Land Art, que usou a concepção de entropia para produzir muitas de suas obras. Atualmente, desenvolve segundo doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (PGEHAMAC-USP) sobre a percepção da paisagem a partir da fotografia aérea e astronômica. É diretora do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC-SP (Gestão jul. 2018- jun. 2020 Gestão jul. 2020 - jun. 2022) e editora adjunta de Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, desde março de 2017. Foi vice-presidente da SPM - Society for Phenomenology and Media, com sede na National University, San Diego, EUA (Gestão abr. 2016 - mar. 2019) e é atualmente membro do conselho de diretores. Atuou como colaboradora do LAPSI - Laboratório de Psicologia Social e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP, do Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e do HSSE - Grupo Multidisciplinar em História das Ciências na Educação Científica da UNIFESP Campus Diadema, participando de seminários e colóquios. Foi professora no Bacharelado em Ciências Ambientais e na Licenciatura em Ciências da UNIFESP Diadema e na pós-graduação Lato Sensu em Meio Ambiente e Sociedade da FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi também professora convidada da ECA-USP no curso de pós-graduação Lato Sensu Redes digitais, terceiro setor e sustentabilidade, de 2012 a 2016. É professora de Ciências em inglês para o Ensino Fundamental II em escola bilíngue. Dedica-se à pesquisa sobre as relações entre história da ciência, história da cultura e teoria da imagem; cultura da imagem e discurso ecológico; imagem fotográfica e discurso científico.

Flaminio de Oliveira Rangel, Universidade Federal de São Paulo

Doctor en Educación (Currículum) por la PUC-SP (2009), Magíster en Multimedia por la Universidad Estadual de Campinas (2004) y Especialista en Filosofía Política Moderna por la Universidad Federal de Paraná (1994). Se graduó como Licenciado en Física por la Universidad de São Paulo (1980) y Licenciado en Física por la PUC-SP (1999). Actualmente es Profesor Asociado de la UNIFESP en el Dep. De Ciencias Exactas y de la Tierra, donde trabaja en la formación de profesores de ciencias y en proyectos como PRODOCÊNCIA, LIFE. Es asesor de maestría en el programa de posgrado en Investigación en Docencia Científica y Matemática - PECMA., Donde trabaja en la línea de investigación Ciencia, Tecnología, Sociedad y Medio Ambiente (CTSA) en Educación Científica, con foco en el uso de Tecnologías Digitales. de Información y Comunicación, en Alfabetización Científica y Tecnológica, en la educación científica a distancia y en la formación de profesores de ciencias.

ORCID iD iconorcid.org/0000-0002-5033-5728

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Publicado

2022-02-15

Cómo citar

Judensnaider, I., Pontes Bonfiglioli, C., & de Oliveira Rangel, F. (2022). El contexto negacionista y la resistencia de la comunidad científica: Aspectos asociados a la pandemia en las pruebas ENADE 2021. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, (24), 227–242. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338
Recebió: 2022-01-07
Aceptado: 2022-02-06
Publicado: 2022-02-15

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