O contexto negacionista e a resistência da comunidade científica

Aspectos associados à pandemia nas provas do ENADE de 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338

Palavras-chave:

ENADE, INEP, covid-19, pandemia, conflito, avaliação

Resumo

O debate sobre a inclusão de aspectos associados à pandemia no componente de Formação Geral nas provas do ENADE (Exame Nacional de Desempenho) de 2021 justifica-se em função de tal tema não estar contemplado pela base de itens comum a todos os cursos. Nesse sentido, entende-se que a inserção de temas associados à pandemia do coronavírus causador da Covid-19 no componente de Formação geral das provas do ENADE 2021 é um importante sinalizador dos temas percebidos como relevantes pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), instituição responsável pela elaboração das provas do ENADE. Propomos que a inclusão deste conteúdo seja percebida como um movimento de resistência da comunidade acadêmica e dos técnicos do INEP ao ambiente negacionista que impregnou as áreas da Educação, Saúde e Ciência no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Ivy Judensnaider, Universidade Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Brasil

    É economista pela Fundação Armando Álvares Penteado (1981), mestra pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) no Programa de Estudos Pós-graduados em História da Ciência e é doutoranda no Programa de Pós-graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente é professora da Universidade Paulista nos cursos de Economia e Administração. Na mesma instituição coordenou o curso de Ciências Econômicas no Campi Marquês (SP) e no Campus Paulista (SP). É redatora de materiais didáticos de Filosofia para Ensino Médio do Colégio Objetivo e de material de apoio EaD da Universidade Paulista. Também atua no setor de publicações, como Editora Adjunta da revista Prometeica.

  • Cristina Pontes Bonfiglioli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Universidade de São Paulo, Brasil

    Pesquisadora com formação multidisciplinar. Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP Rio Claro (1991) e bolsista CNPq de IC com pesquisa sobre o tema impactos ambientais da infraestrutura do Projeto Grande Carajás (Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da UNESP Rio Claro). Mestre pela Faculdade de Educação da USP (1998) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática com dissertação na área de epistemologia e ensino de Biologia. Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2008) e bolsista CAPES na linha de pesquisa Estudo dos Meios e da Produção Midiática com tese sobre a relação entre discurso ecológico e fotojornalismo acerca do Protocolo de Kyoto. Foi bolsista FAPESP durante estágio de Pós-doutorado no Núcleo de Estudos Filosóficos da Comunicação (FiloCom), também na ECA-USP, com pesquisa sobre a noção de comunicação como encontro estético na fotografia produzida sobre a obra Spiral Jetty, de Robert Smithson, artista da Land Art, que usou a concepção de entropia para produzir muitas de suas obras. Atualmente, desenvolve segundo doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (PGEHAMAC-USP) sobre a percepção da paisagem a partir da fotografia aérea e astronômica. É diretora do CISC - Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia da PUC-SP (Gestão jul. 2018- jun. 2020 Gestão jul. 2020 - jun. 2022) e editora adjunta de Prometeica - Revista de Filosofía y Ciencias, desde março de 2017. Foi vice-presidente da SPM - Society for Phenomenology and Media, com sede na National University, San Diego, EUA (Gestão abr. 2016 - mar. 2019) e é atualmente membro do conselho de diretores. Atuou como colaboradora do LAPSI - Laboratório de Psicologia Social e Intervenção do Instituto de Psicologia da USP, do Grupo de Estudos em Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e do HSSE - Grupo Multidisciplinar em História das Ciências na Educação Científica da UNIFESP Campus Diadema, participando de seminários e colóquios. Foi professora no Bacharelado em Ciências Ambientais e na Licenciatura em Ciências da UNIFESP Diadema e na pós-graduação Lato Sensu em Meio Ambiente e Sociedade da FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi também professora convidada da ECA-USP no curso de pós-graduação Lato Sensu Redes digitais, terceiro setor e sustentabilidade, de 2012 a 2016. É professora de Ciências em inglês para o Ensino Fundamental II em escola bilíngue. Dedica-se à pesquisa sobre as relações entre história da ciência, história da cultura e teoria da imagem; cultura da imagem e discurso ecológico; imagem fotográfica e discurso científico.

  • Flaminio de Oliveira Rangel, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2009), Mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Especialista em Filosofia Política Moderna pela Universidade Federal do Paraná (1994). Graduou-se como Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo (1980) e Licenciatura Plena em Física pela PUC-SP (1999). Atualmente é Professor Associado da UNIFESP no Dep. de Ciências Exatas e da Terra, onde atua na formação de professores de ciências e em projetos como o PRODOCÊNCIA, LIFE. É orientador de mestrado no programa de pós-graduação de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - PECMA., onde atua na linha de pesquisa Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) no Ensino de Ciências, com enfoque no uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no Letramento Científico e Tecnológico, na educação científica à distância e na formação de professores de ciências.

    ORCID iD iconorcid.org/0000-0002-5033-5728

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Publicado

2022-02-15

Edição

Seção

Debates - Dossiê 1

Como Citar

Judensnaider, I., Pontes Bonfiglioli, C., & de Oliveira Rangel, F. (2022). O contexto negacionista e a resistência da comunidade científica: Aspectos associados à pandemia nas provas do ENADE de 2021. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 24, 227-242. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13338
Recebido 2022-01-07
Aprovado 2022-02-06
Publicado 2022-02-15