Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-20. Leia a versão mais recente.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: problemas e contradições

Autores

  • Theresa Raquel Borges de Miranda Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0002-5594-9008
  • Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13842

Palavras-chave:

Violência escolar, Praticas pedagógicas, Diálogo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir aspectos da comunicação e das práticas pedagógicas que orientam as dinâmicas da cultura escolar. Para tal, são utilizados dados construídos durante a pesquisa de mestrado da primeira autora, sob orientação da segunda. O estudo está fundamentado na perspectiva da Psicologia Cultural e teve como participantes professores e estudantes de uma turma de sexto ano de uma escola situada em uma comunidade pobre de Brasília, a qual participava de um projeto de aceleração da aprendizagem. Os métodos adotados foram a observação participante em sala de aula, a realização de grupo focal com discentes e docentes e entrevistas individuais com alguns alunos. Os resultados indicaram aspectos da cultura escolar que reiteram práticas de violência, distanciamento entre professores e alunos, bem como o individualismo e o autoritarismo como valores que estabelecem e marcam as relações. A partir disso, discute-se os processos de construção e manutenção de violências escolares e sugere-se a implementação de práticas e relações dialógicas como mobilizadores de mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Theresa Raquel Borges de Miranda, Universidade de Brasília

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (2009), com Mestrado e Doutorado na área do Desenvolvimento humano, suas pesquisas e produções acadêmicas enfocam as construções subjetivas e culturais nos processos de produção de violência e de mudanças coletivas que visam a justiça social.

Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco, Universidade de Brasília

Professora Emérita da Universidade de Brasília, participou da fundação, em 1995, do LABMIS-Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais. Tem ampla experiência na formação de docentes e pesquisadores, com produção científica que enfoca a Psicologia do Desenvolvimento Humano na perspectiva sociocultural.

Referências

ANDACHT, Fernando et al. A Meta-Theoretical Approach to the Ontology of the Self in Dialogical Psychology. In: LOPES-DE-OLIVEIRA, Maria Claudia; BRANCO, Angela Uchoa; FREIRE, Sandra (Orgs.). Psychology as a Dialogical Science. Cham, Suiça: Springer, 2020. P. 03 – 27. https://doi.org/10.1007/978-3-030-44772-41

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 376p.

BARRIOS, Alia. Diálogo ou heteronomia no ensino fundamental? Desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas. 2012. 253 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

BORGES-DE-MIRANDA, Theresa Raquel. Cultura, violência e dinâmica relacional: um estudo com alunos e professores de escola pública em contexto de baixa renda. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde) Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Memória e Sociedade Rio de Janeiro/ Lisboa: Bertrand Brasil / DIFEL. Difusão Editorial, Lda, 1989. 313 p.

BRANCO, Angela Uchoa. Cultura e processos afetivo-semióticos na investigação científica do desenvolvimento moral. In: MADUREIRA, Ana Flávia; BIZERRIL, José (Orgs.). Psicologia & cultura: teoria, pesquisa e prática profissional. São Paulo: Editora Cortez, 2021a. p. 60 – 86.

BRANCO, Angela Uchoa. Hypergeneralized affective-semiotic fields: The generative power of a construct. In: WAGONER, Brady; CHRISTENSEN, Bo Allesøe; DEMUTH, Carolin (Orgs.). Culture as a process: A tribute to Jaan Valsiner. Cham, Suíça: Springer, 2021b. p. 143 – 152.

BRANCO, Angela Uchoa. Values, education and human development: the major role of social interactions’ quality within classroom cultural contexts. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES DE OLIVEIRA, Maria Claudia S. (Orgs.). Alterity, values and socialization: Human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 31 – 50.

BRANCO. Angela Uchoa; BORGES DE MIRANDA, Theresa. Social dynamics and students’ developmental perspectives within a school located in a poor urban community in Brasilia. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES DE OLIVEIRA, Maria Claudia (Orgs.). Alterity, values and socialization: Human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 131 -148.

BRINKMANN, Svend. Psychology as a Moral Science: Perspectives on Normativity. New York: Springer, 2011. 175p

BRUNER, Jerome. Acts of meaning. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990. 208 p.

BRANCO, Angela Uchoa. Values and their ways of guiding the psyche. In: VALSINER, Jaan; MARSICO, Giuseppina; CHAUDHARY, Nandita; SATO, Tatsuya; Dazzani, Virgínia (Orgs.), Psychology as the science of human being: The Yokohama Manifesto (pp. 225-244). Cham, Switzerland: Springer, 2016.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. 262 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 144 p.

FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Autonomia moral na obra de Jean Piaget: a complexidade do conceito e sua importância para a educação. Educar em Revista, Curitiba, n.19, p.11-22, 2002.

GONZALEZ, Alia Maria Barrios.;CASTRO, Eder Alonso . Direitos humanos, cultura da paz e currículo. In: PULINO, Lucia Helena et al (Orgs.). Educação, direitos humanos e organização do trabalho pedagógico. Brasília: Paralelo 15, 2016. p. 31 – 80.

HERMANS, Hubert. J. M. Society in the self: A theory of identity in democracy. New York: Oxford University Press, 2018. 456 p.

JESUS, Rosiane Ferreira et al.. Reflexões sobre a família e a sua relação com a política social a partir de uma experiência extensionista. In: FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2015. Montes Claros – MG, Anais. Montes Claros: Editora, 2015.

EDS-HURWITZ, Wendy. Social Construction of Reality. In: LITTLEJOHN, Stephen; Foss, Karen (Orgs.).Encyclopedia of communication theory. Thousand Oaks, CA: Sage, 2009. p. 892 – 895.

KELMAN, Celeste; BRANCO, Angela Uchoa. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. In: Autores (Orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação. Curitiba: Juruá, 2014. p. 483-516.

MADUREIRA, Ana Flávia Amaral; BARRETO, Ana Luiza Cruz Sá. Diversity, social identities, and alterity: Deconstructing prejudices in school. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES-DE-OLIVEIRA, Maria Claudia (Orgs.). Alterity, values, and socialization: human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 167 – 190.

MANZINI, Raquel; BRANCO, Angela Cristina U. de A.. Bullying: escola e família enfrentando a questão: 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017. 176 p.

MATUSOV, Eugene. Chronotopic analysis of values in critical ontological dialogic pedagogy. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES-DE-OLIVEIRA, Maria Claudia (Orgs.). Alterity, values, and socialization: human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 9 – 30.

PAULA, Luciana Dantas. Diversidade e desconstrução de preconceitos: estudo de práticas decorrentes de projeto em Escola Pública do DF. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde) – Centro ou Instituto Universidade de Brasília, Brasília, 2019. (dissertação não publicada).

SIMÃO, Lívia. Why “otherness” in the research domain of the semiotic-cultural constructivism? In: SIMÃO, Lívia; VALSINER, Jaan (Orgs.). Otherness in question: Labirinths of the self. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2007. p. 11 – 36.

TEIXEIRA, Solange Maria. Família na Política de Assistência Social: avanços e retrocessos com a matricialidade sociofamiliar. Revista de Políticas Públicas, Cidade v.13, n. 2, jul./dez. 2009. p. 255-264.

VALSINER, Jaan. General human psychology. Cham, Suíça: Springer, 2021. 321 p.

VALSINER, Jaan. The Human Psyche on the Border of Irreversible Time: Forward-Oriented Semiosis. In: MARSICO, Giuseppina (Org.). Beyond the Mind: Cultural Dynamics of the Psyche. Charlotte (NC): Information Age Publishing, 2018. p. 503-532.

VALSINER, Jaan. An invitation to cultural psychology. London: Sage Publications, 2014. 321 p.

VALSINER, Jaan. Fundamentos da psicologia cultural. Mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012. 352 p.

VYGOTSKY, Lev. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes,1999. 396 p.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1991.135 p.

WAGONER, Brady. Handbook of culture and memory. New York: Oxford University Press, 2017. 360 p.

WORTMEYER, Daniela Schmitz. O desenvolvimento de valores morais na socialização military: entre a Liberdade subjetiva e o controle institucional, 2017. Xiii,278 f. il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Downloads

Publicado

2022-07-20

Versões

Como Citar

Miranda, T. R. B. de, & Branco, A. M. C. U. de A. . (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: problemas e contradições. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1), 01–21. https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13842