PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: problemas e contradições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13842

Palavras-chave:

Violência escolar, Praticas pedagógicas, Diálogo

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir aspectos da comunicação e das práticas pedagógicas que orientam as dinâmicas da cultura escolar. Para tal, são utilizados dados construídos durante a pesquisa de mestrado da primeira autora, sob orientação da segunda. O estudo está fundamentado na perspectiva da Psicologia Cultural e teve como participantes professores e estudantes de uma turma de sexto ano de uma escola situada em uma comunidade pobre de Brasília, a qual participava de um projeto de aceleração da aprendizagem. Os métodos adotados foram a observação participante em sala de aula, a realização de grupo focal com discentes e docentes e entrevistas individuais com alguns alunos. Os resultados indicaram aspectos da cultura escolar que reiteram práticas de violência, distanciamento entre professores e alunos, bem como o individualismo e o autoritarismo como valores que estabelecem e marcam as relações. A partir disso, discute-se os processos de construção e manutenção de violências escolares e sugere-se a implementação de práticas e relações dialógicas como mobilizadores de mudança.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Theresa Raquel Borges de Miranda, Universidade de Brasília

    Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (2009), com Mestrado e Doutorado na área do Desenvolvimento humano, suas pesquisas e produções acadêmicas enfocam as construções subjetivas e culturais nos processos de produção de violência e de mudanças coletivas que visam a justiça social.

  • Angela Maria Cristina Uchoa de Abreu Branco, Universidade de Brasília

    Professora Emérita da Universidade de Brasília, participou da fundação, em 1995, do LABMIS-Laboratório de Microgênese nas Interações Sociais. Tem ampla experiência na formação de docentes e pesquisadores, com produção científica que enfoca a Psicologia do Desenvolvimento Humano na perspectiva sociocultural.

Referências

ANDACHT, Fernando et al. A Meta-Theoretical Approach to the Ontology of the Self in Dialogical Psychology. In: LOPES-DE-OLIVEIRA, Maria Claudia; BRANCO, Angela Uchoa; FREIRE, Sandra (Orgs.). Psychology as a Dialogical Science. Cham, Suiça: Springer, 2020. P. 03 – 27. https://doi.org/10.1007/978-3-030-44772-41

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Editora Vozes, 2013. 376p.

BARRIOS, Alia. Diálogo ou heteronomia no ensino fundamental? Desenvolvimento moral, cultura e práticas educativas. 2012. 253 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

BORGES-DE-MIRANDA, Theresa Raquel. Cultura, violência e dinâmica relacional: um estudo com alunos e professores de escola pública em contexto de baixa renda. 2017. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde) Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Memória e Sociedade Rio de Janeiro/ Lisboa: Bertrand Brasil / DIFEL. Difusão Editorial, Lda, 1989. 313 p.

BRANCO, Angela Uchoa. Cultura e processos afetivo-semióticos na investigação científica do desenvolvimento moral. In: MADUREIRA, Ana Flávia; BIZERRIL, José (Orgs.). Psicologia & cultura: teoria, pesquisa e prática profissional. São Paulo: Editora Cortez, 2021a. p. 60 – 86.

BRANCO, Angela Uchoa. Hypergeneralized affective-semiotic fields: The generative power of a construct. In: WAGONER, Brady; CHRISTENSEN, Bo Allesøe; DEMUTH, Carolin (Orgs.). Culture as a process: A tribute to Jaan Valsiner. Cham, Suíça: Springer, 2021b. p. 143 – 152.

BRANCO, Angela Uchoa. Values, education and human development: the major role of social interactions’ quality within classroom cultural contexts. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES DE OLIVEIRA, Maria Claudia S. (Orgs.). Alterity, values and socialization: Human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 31 – 50.

BRANCO. Angela Uchoa; BORGES DE MIRANDA, Theresa. Social dynamics and students’ developmental perspectives within a school located in a poor urban community in Brasilia. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES DE OLIVEIRA, Maria Claudia (Orgs.). Alterity, values and socialization: Human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 131 -148.

BRINKMANN, Svend. Psychology as a Moral Science: Perspectives on Normativity. New York: Springer, 2011. 175p

BRUNER, Jerome. Acts of meaning. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1990. 208 p.

BRANCO, Angela Uchoa. Values and their ways of guiding the psyche. In: VALSINER, Jaan; MARSICO, Giuseppina; CHAUDHARY, Nandita; SATO, Tatsuya; Dazzani, Virgínia (Orgs.), Psychology as the science of human being: The Yokohama Manifesto (pp. 225-244). Cham, Switzerland: Springer, 2016.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Editora Vozes, 2008. 262 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 144 p.

FREITAS, Lia Beatriz de Lucca. Autonomia moral na obra de Jean Piaget: a complexidade do conceito e sua importância para a educação. Educar em Revista, Curitiba, n.19, p.11-22, 2002.

GONZALEZ, Alia Maria Barrios.;CASTRO, Eder Alonso . Direitos humanos, cultura da paz e currículo. In: PULINO, Lucia Helena et al (Orgs.). Educação, direitos humanos e organização do trabalho pedagógico. Brasília: Paralelo 15, 2016. p. 31 – 80.

HERMANS, Hubert. J. M. Society in the self: A theory of identity in democracy. New York: Oxford University Press, 2018. 456 p.

JESUS, Rosiane Ferreira et al.. Reflexões sobre a família e a sua relação com a política social a partir de uma experiência extensionista. In: FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO, 2015. Montes Claros – MG, Anais. Montes Claros: Editora, 2015.

EDS-HURWITZ, Wendy. Social Construction of Reality. In: LITTLEJOHN, Stephen; Foss, Karen (Orgs.).Encyclopedia of communication theory. Thousand Oaks, CA: Sage, 2009. p. 892 – 895.

KELMAN, Celeste; BRANCO, Angela Uchoa. Comunicação e metacomunicação na inclusão escolar. In: Autores (Orgs.). A ciência do desenvolvimento humano: desafios para a psicologia e a educação. Curitiba: Juruá, 2014. p. 483-516.

MADUREIRA, Ana Flávia Amaral; BARRETO, Ana Luiza Cruz Sá. Diversity, social identities, and alterity: Deconstructing prejudices in school. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES-DE-OLIVEIRA, Maria Claudia (Orgs.). Alterity, values, and socialization: human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 167 – 190.

MANZINI, Raquel; BRANCO, Angela Cristina U. de A.. Bullying: escola e família enfrentando a questão: 1. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2017. 176 p.

MATUSOV, Eugene. Chronotopic analysis of values in critical ontological dialogic pedagogy. In: BRANCO, Angela Uchoa; LOPES-DE-OLIVEIRA, Maria Claudia (Orgs.). Alterity, values, and socialization: human development within educational contexts. Cham, Suíça: Springer, 2018. p. 9 – 30.

PAULA, Luciana Dantas. Diversidade e desconstrução de preconceitos: estudo de práticas decorrentes de projeto em Escola Pública do DF. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde) – Centro ou Instituto Universidade de Brasília, Brasília, 2019. (dissertação não publicada).

SIMÃO, Lívia. Why “otherness” in the research domain of the semiotic-cultural constructivism? In: SIMÃO, Lívia; VALSINER, Jaan (Orgs.). Otherness in question: Labirinths of the self. Charlotte, NC: Information Age Publishing, 2007. p. 11 – 36.

TEIXEIRA, Solange Maria. Família na Política de Assistência Social: avanços e retrocessos com a matricialidade sociofamiliar. Revista de Políticas Públicas, Cidade v.13, n. 2, jul./dez. 2009. p. 255-264.

VALSINER, Jaan. General human psychology. Cham, Suíça: Springer, 2021. 321 p.

VALSINER, Jaan. The Human Psyche on the Border of Irreversible Time: Forward-Oriented Semiosis. In: MARSICO, Giuseppina (Org.). Beyond the Mind: Cultural Dynamics of the Psyche. Charlotte (NC): Information Age Publishing, 2018. p. 503-532.

VALSINER, Jaan. An invitation to cultural psychology. London: Sage Publications, 2014. 321 p.

VALSINER, Jaan. Fundamentos da psicologia cultural. Mundos da mente, mundos da vida. Porto Alegre: Artmed, 2012. 352 p.

VYGOTSKY, Lev. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes,1999. 396 p.

VYGOTSKY, Lev. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes,1991.135 p.

WAGONER, Brady. Handbook of culture and memory. New York: Oxford University Press, 2017. 360 p.

WORTMEYER, Daniela Schmitz. O desenvolvimento de valores morais na socialização military: entre a Liberdade subjetiva e o controle institucional, 2017. Xiii,278 f. il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde) – Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

Downloads

Publicado

2022-07-20 — Atualizado em 2022-07-21

Versões

Como Citar

Miranda, T. R. B. de, & Branco, A. M. C. U. de A. . (2022). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROCESSOS DE COMUNICAÇÃO E VIOLÊNCIA NA ESCOLA: problemas e contradições. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.13842 (Original work published 2022)