A Pedagogia de Rousseau e sua crítica à educação na França do século XVIII

Autores

  • Jhonatan Diógenes de Oliveira Alves Universidade Estadual de Maringá
  • Cézar de Alencar Arnaut de Toledo Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9425

Palavras-chave:

Rousseau, Educação, Século XVIII

Resumo

Este artigo analisa a crítica realizada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) acerca do cenário educacional da França do século XVIII. Opondo-se à educação de sua época, sobretudo àquela conduzida por grupos religiosos, como o dos Jesuítas e dos Lassalistas, o que o filósofo propôs foi uma educação que priorizava o homem, bem como o seu autoconhecimento como condição indispensável para o encontro de sua felicidade. Segundo ele, o movimento iluminista e sua crença na razão não teriam por si só as condi- ções necessárias para formar o homem integralmente, tampouco as instituições vigentes, sendo necessário o retorno aos valores intrínsecos ao homem dispostos pela natureza. Pela metodologia Histórico-crítica, se conclui que Rousseau lançou as bases de sua teoria confiando os primeiros passos da educação à natureza do homem. Por ela, ele retomava a abordagem naturalista, ao mesmo tempo em que negava a educação religiosa, rompia com o Iluminismo e fazia da educação um ato político.

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Publicado

2019-11-30

Como Citar

Alves, J. D. de O., & Toledo, C. de A. A. de. (2019). A Pedagogia de Rousseau e sua crítica à educação na França do século XVIII. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 7(3), 166–177. https://doi.org/10.34024/olhares.2019.v7.9425