PERIODIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A PRÁTICA DOCENTE NA PRÉ-ESCOLA: REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.325Resumo
Resumo
O presente artigo tem origem nos trabalhos de intervenção com atividades ludo-pedagógica que realizamos com os membros do GEIPEEthc (Grupo de Estudos, Intervenção e Pesquisa em Educação Escolar e Teoria histórico-cultural), junto às crianças de uma escola municipal de educação infantil da cidade de Presidente Prudente/SP. O objetivo é tecer algumas reflexões acerca da prática docente na educação infantil, considerando a periodização do desenvolvimento das crianças a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico – Cultural e, além disso, evidenciar que os professores atuantes na Educação Infantil, devem considerar a periodização do desenvolvimento das crianças na definição dos objetivos, planejamento e execução do trabalho pedagógico na escola. Enfatizamos a periodização do desenvolvimento na infância e suas principais características e peculiaridades, pois defendemos que ações de desenvolvimento histórico-culturais, engendradas pelos professores, possibilitarão as condições adequadas para a aprendizagem e o desenvolvimento qualitativo das crianças na educação infantil.
Palavras chaves: Teoria histórico-cultural, Periodização do desenvolvimento, Prática docente.