A ALEGRIA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE QUEREMOS PARA A VIDA?
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2016.v4.594Resumo
O presente artigo discute as possibilidades para a construção de um cotidiano prazeroso, rico em descobertas e interações na Educação Infantil, tomando como referência a noção da alegria e de encantamento presentes no cotidiano educativo (OSTETTO, 2000, 2004; SNYDERS, 1993, 1997). O objetivo é narrar alguns aspectos significativos da vida com as crianças em nossa instituição de Educação Infantil, a partir de relatos de práticas pedagógicas com crianças de 2 a 5 anos de idade, por meio das quais se registraram descobertas e encantamentos vividos pelas crianças e pelos adultos ao brincarem e interagirem. Como resultado das reflexões apresentadas, conclui-se que a alegria pode constituir-se um importante elemento a ser considerado nas pedagogias da infância.
Palavras-chave: educação infantil; alegria; pedagogias da infância; brincar.