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CULTURAS COTIDIANAS: análise de experiências com educação patrimonial em escolas baianas

Autores

  • Lidiane Sousa Trindade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB https://orcid.org/0000-0002-3720-2322
  • Mary Weinstein Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12845

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Cultura local, Cidade

Resumo

Neste artigo analisamos a aproximação entre a cultura e a escola no processo de formação de estudantes da educação básica e tem como objetivo refletir como o patrimônio cultural local pode ser partícipe deste processo. Realizamos uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória, por meio de revisão bibliográfica e documental, elaboramos um estado de conhecimento sobre o projeto Educação Patrimonial e Artística – EPA em escolas baianas, como resultado constatamos que com intencionalidade pedagógica é possível que os estudantes da educação básica se reconheçam como partícipes da construção do patrimônio e memórias locais por meio destas políticas culturais promovidas e estabelecidas pela SEC/BA. O Projeto EPA é uma possibilidade de estudo do patrimônio cultural formalizada pelo Estado, mas que pode ser adaptada pelos educadores para o ensino – aprendizagem do patrimônio cultural local. Pode ser uma iniciativa para os educandos realizarem pesquisas e aprender sobre a história, a cultura, o patrimônio e as memórias locais, baianas e brasileiras. Deste modo, cabe às escolas e aos docentes usufruírem da sua autonomia e com criatividade, reflexão e criticidade aprimorar estas metodologias e adaptar à realidade local.

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Biografia do Autor

Lidiane Sousa Trindade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora de Geografia na educação básica no município de Barra do Choça - Bahia; Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Geografia - GRUPEG/UESB.

 

Mary Weinstein, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Professora no Departamento de Filosofia e Ciências Humanas - DFCH, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Leciona nas pós-graduações em Ensino (Uesb) e Museologia (Ufba). Coordena o grupo de pesquisa Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural e o projeto de extensão Cidades e Memórias.

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Publicado

2022-07-20

Versões

Como Citar

Trindade, L. S., & Weinstein, M. (2022). CULTURAS COTIDIANAS: análise de experiências com educação patrimonial em escolas baianas. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 10(1), 01–20. https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12845