FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

Autores

  • Julvan Moreira Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.368

Resumo

Resumo:

O objetivo desse trabalho foi pensar uma formação de professores para a diversidade étnico-racial a partir de experiências educativas de professores em instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Gerais. Embora restritas a pouquíssimos formadores de professores, ações significativas estão sendo desenvolvidas na formação inicial e continuada, visando desenvolver no cotidiano das escolas uma qualificação que responda melhor às exigências do nosso tempo, capaz de ressignificar o sentido de ser professor contemporaneamente, em que a diversidade seja respeitada. Propõe-se que os elementos fundamentais das africanidades, que marcam a identidade cultural afro-brasileira sejam integrados nos processos educativos formais, afirmando o negro e o indígena como agentes históricos, étnicos e culturais, com sentido crítico e com visões de suas realidades.

Palavras-chave: formação de professores; educação étnico-racial; experiências educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Julvan Moreira Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2015-05-29

Como Citar

Oliveira, J. M. (2015). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 3(1), 07–31. https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.368

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural