FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2015.v3.368Resumo
Resumo:
O objetivo desse trabalho foi pensar uma formação de professores para a diversidade étnico-racial a partir de experiências educativas de professores em instituições de ensino superior localizadas no estado de Minas Gerais. Embora restritas a pouquíssimos formadores de professores, ações significativas estão sendo desenvolvidas na formação inicial e continuada, visando desenvolver no cotidiano das escolas uma qualificação que responda melhor às exigências do nosso tempo, capaz de ressignificar o sentido de ser professor contemporaneamente, em que a diversidade seja respeitada. Propõe-se que os elementos fundamentais das africanidades, que marcam a identidade cultural afro-brasileira sejam integrados nos processos educativos formais, afirmando o negro e o indígena como agentes históricos, étnicos e culturais, com sentido crítico e com visões de suas realidades.
Palavras-chave: formação de professores; educação étnico-racial; experiências educativas.