Revista Olh@res (2014), Volume 2, Nº 02
Resumo
Nos últimos anos, pudemos acompanhar no cenário nacional a uma diversidade de políticas públicas e ações que colocaram em emergência o processo de formação continuada dos professores e dos gestores da Educação Básica. Pesquisas sobre a temática de formação continuada tiveram significativo crescimento, abordando aspectos bastante variados, envolvendo os diferentes níveis de ensino, revelando contribuições significativas dessa modalidade de formação.
Levando em consideração tal conjuntura social e histórica, a Revista Olh@res, do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP, apresenta o Dossiê Desafios da Formação Continuada: políticas, pesquisas e práticas com a publicação de artigos, relatos de experiências e resenhas que abordam a temática da formação continuada de professores e gestores educacionais.
O Dossiê, que compõe parte da revista, reúne doze (12) artigos que abordam a temática da formação continuada, tendo como base pesquisas desenvolvidas por pesquisadores de diferentes instituições, do Brasil e do exterior. Traz a análise de programas em diferentes modalidades e formatos de cursos, levando em consideração as especificidades da Educação Infantil, do Ensino Fundamental, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Aborda a relação das redes de ensino e das universidades com a formação continuada dos professores apontando desafios neste campo. Problematizam o desafio das Políticas Públicas para formação docente e da formação da equipe gestora, discute como a formação vem sendo abordada nos diferentes contextos como educação em periferias, educação especial, educação à distância, e sobre temáticas como educação para as questões de gênero, sexualidades e igualdade étnico-racial.