DO CRITÉRIO POLÍTICO AO EDUCACIONAL? Expansão do ensino secundário público paulista (1930-1971)

Autores

  • Carlos Alberto Diniz Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CPS
  • Rosa Fátima de Souza Chaloba Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15644

Palavras-chave:

História do Ensino Secundário, Expansão dos Ginásios, Ensino Secundário Paulista

Resumo

Este texto constitui uma análise do jogo político envolvido na criação de escolas secundárias (ginásios e colégios) no estado de São Paulo, no período de 1930 a 1971. Examina a trajetória conflituosa da expansão do secundário público paulista marcada pela prevalência do critério político entre as décadas de 1930 e 1950 e as tentativas, nem sempre exitosas, de alteração dessa tendência na década de 1960, face à afirmação de novos atores institucionais e novos padrões de intervenção política interpondo o planejamento racionalizado de expansão da rede escolar, com destaque para a atuação do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria de Estado da Educação. O estudo fundamenta-se na História Política e na noção de campo político valendo-se de fontes documentais como os projetos de lei de criação de escolas, a legislação educacional e o Plano Estadual de Educação.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Diniz, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CPS

Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado pela Unesp. Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Uniseb e em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de Taquaritinga (2002). Coordenador Pedagógico e Docente da área de Informática na Etec Sylvio de Mattos Carvalho - Unidade 103 do Centro Paula Souza.

Rosa Fátima de Souza Chaloba, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Mestre e doutora em Educação. Professora titular de História da Educação da UNESP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Foi presidenta da Sociedade Brasileira de História da Educação e atua como membro do Comitê de Área de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Diniz, C. A., & Chaloba, R. F. de S. . (2023). DO CRITÉRIO POLÍTICO AO EDUCACIONAL? Expansão do ensino secundário público paulista (1930-1971). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15644

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Escolarização de crianças e jovens no Brasil entre o século XIX e o século XX