HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM GOIÁS E OS MÉTODOS ANALÍTICOS [1916-1925]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15384

Palavras-chave:

Goiás, História da alfabetização, Métodos de alfabetização, Legislação

Resumo

Este artigo analisa a história da alfabetização de crianças em Goiás, no século XX, entre os anos de 1916 e 1925, compreendendo os métodos para o ensino inicial da leitura e da escrita nas escolas primárias goianas, que foram indicados nas legislações educacionais. O recorte temporal inicial se justifica por ser 1916 o ano da promulgação da primeira lei goiana que oficializou, propriamente, um método de alfabetização de marcha analítica, a ser adotado nas instituições escolares do estado. Já em 1925, promulgou-se uma regulamentação em que, diferente dos dispositivos legais do período, ancorava-se na adoção do método analítico, mas sem especificação. Trata-se de uma pesquisa documental, tomando como fonte, primordialmente, a legislação educacional goiana do período. A análise da documentação sugere que houve a recomendação para o uso dos métodos analíticos de alfabetização, que estavam em sintonia com os princípios da Escola Nova e que ensejavam uma “escola moderna”, em consonância com os movimentos nacionais para escolarização de crianças no regime republicano.

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Biografia do Autor

Juliano Guerra Rocha, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Professor na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Diane Valdez, Universidade Federal de Goiás – UFG

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.

Ana Raquel Costa Dias, Secretaria Municipal da Educação de Goiânia – SME-Goiânia

Professora na Secretaria Municipal da Educação de Goiânia. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás.  

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Rocha, J. G., Valdez, D., & Dias, A. R. C. (2023). HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS EM GOIÁS E OS MÉTODOS ANALÍTICOS [1916-1925]. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15384

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Escolarização de crianças e jovens no Brasil entre o século XIX e o século XX