A CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15028

Palavras-chave:

Clube de Matemática, Formação Inicial, Professores de Matemática

Resumo

O objetivo desse artigo é compreender as contribuições oriundas do movimento de reelaboração de uma SDA para a aprendizagem da docência no Clube de Matemática (CluMat), as quais demonstram indícios da contribuição de uma Situação Desencadeadora da Aprendizagem (SDA) para a aprendizagem da atividade pedagógica. O Clube de Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste – Sede: Quirinópolis (CluMat-UEG)[1] é o contexto da investigação e os sujeitos foram 30 (trinta) licenciandos que participam do Clube. Tal espaço, alicerça-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Teoria da Atividade. Na busca de alcançar o objetivo dado, optou-se pelo experimento formativo como estrutura metodológica, e os dados foram coletados por meio de gravações audiovisuais e questionários, durante todos os encontros do ano letivo de 2022. Logo, a estrutura da análise de dados escolhida foi: unidade, episódio e flashes. Os resultados demonstram que os sujeitos compreendem o significado da atividade pedagógica a partir da coletividade que pertenciam, e assim atribuíram novos sentidos ao processo de aprendizagem que vivenciavam.

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Biografia do Autor

Lukas Adriel Francisco Alves, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade pela UEG. Membro do Clube de Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisas acerca da Atividade Pedagógica e do Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos (GEPEAM) da UEG.

Maria Marta da Silva, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade da UEG. Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela UFG. Líder do Clube de Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisas acerca da Atividade Pedagógica e do Ensino e Aprendizagem de Conceitos Matemáticos (GEPEAM) da UEG.

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Publicado

2023-10-21

Como Citar

Alves, L. A. F. ., & Silva, M. M. da. (2023). A CONSTITUIÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA NO CLUBE DE MATEMÁTICA. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15028