OS BENEFÍCIOS DO SABER ESCOLAR PARA OS “HOMENS DE COR” (O EXEMPLO/ RS, 1892-1905)

Autores

  • Ricardo Costa de Sousa Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14831

Palavras-chave:

Escola, Homens de cor, Jornal O Exemplo

Resumo

O artigo intenta analisar “os benefícios do saber escolar para os homens de cor” a partir das representações circunscritas no jornal O Exemplo, hebdomadário publicado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, por um grupo de intelectuais negros. A análise se deteve no recorte temporal de 1892 a 1905, compreendido como primeira e segunda fases do hebdomadário, que se configura na perspectiva da História da Educação, por ser um campo multifacetado e pluridisciplinar que passou a questionar as formas tradicionais de representação dos “homens de cor” na escola. O artigo persegue a seguinte pergunta: Como a editoria e seus colaboradores inscrevem a escola, a instrução e o conhecimento em contraposição à ignorância em O Exemplo? Para responder à pergunta, tomaram-se as contribuições teóricas e metodológicas da História Cultural. O artigo evidencia a bandeira levantada pelos editores e colaboradores do jornal O Exemplo em prol dos benefícios do saber escolar e, por extensão, da instrução e do conhecimento para o melhoramento moral e intelectual dos “homens de cor” em uma sociedade recém-liberta do período escravocrata.

 

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Biografia do Autor

Ricardo Costa de Sousa, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor Adjunto do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia. Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Maranhão. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) e da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE). É líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação, Memórias e Acervos.  

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Sousa, R. C. de . (2023). OS BENEFÍCIOS DO SABER ESCOLAR PARA OS “HOMENS DE COR” (O EXEMPLO/ RS, 1892-1905). Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14831

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Escolarização de crianças e jovens no Brasil entre o século XIX e o século XX