O PENSAMENTO EMPÍRICO OBSTACULIZA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO? INTERPRETAÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Ágatha de Souza Niero Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul https://orcid.org/0000-0002-3408-8077
  • Josélia Euzébio da Rosa Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14445

Palavras-chave:

Lógica, Pensamento Empírico, Pensamento Teórico

Resumo

O pensamento empírico é ponto de partida para o desenvolvimento do pensamento teórico ou pensamento empírico obstaculiza o desenvolvimento do pensamento teórico? Para contribuir com as reflexões em torno deste debate, o presente trabalho tem o objetivo de investigar como pesquisadores brasileiros interpretam a relação entre pensamento empírico e pensamento teórico em Davídov no contexto da Educação Matemática. No presente artigo apresenta-se os resultados de um estudo organizado com base em uma revisão de literatura integrativa. Na perspectiva davidoviana o pensamento teórico sustenta-se na lógica dialética e o pensamento empírico na lógica formal. Nesse sentido, a realização do estudo se orienta por meio de uma busca sistemática realizada no Google Acadêmico, com o uso dos descritores: “lógica formal tradicional”, “lógica dialética”, “pensamento empírico”, “pensamento teórico”, “matemática” e “Davídov”. Nos trabalhos analisados constatou-se pouca discussão sobre a especificidade da lógica e como esta influência no processo de formação dos diferentes tipos de pensamento, no entanto, todos corroboram com Davídov no sentido de que o pensamento empírico obstaculiza o desenvolvimento do pensamento teórico.

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Biografia do Autor

Ágatha de Souza Niero, Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul

Graduada com Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC (2021). Atualmente, cursa Mestrado em Educação, pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Suas pesquisas têm ênfase nos estudos a nível teórico e com as perspectivas da Teoria Histórico-Cultural e do Ensino Desenvolvimental diante da Matemática.

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Licenciatura em Matemática (UNESC - 2004), Mestrado (2006) e doutorado (2012) em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática pela UFPR. Professora e pesquisadora com vínculo pela Unisul. As pesquisas incidem no modo de organização do ensino de Matemática. Atua na graduação (Pedagogia e Matemática), Mestrado e Doutorado em Educação. 

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Niero, Ágatha de S., & Rosa, J. E. da. (2023). O PENSAMENTO EMPÍRICO OBSTACULIZA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO? INTERPRETAÇÕES E POSSIBILIDADES. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14445

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural