EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: uma reflexão acerca da pobreza, opressão e humanização
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2022.v10.12621Palavras-chave:
Situação social. Desenvolvimento infantil. Humanização.Resumo
Este trabalho discute como as condições sociais, culturais e econômicas interferem na perpetuação do lugar de opressão das famílias e, consequentemente, das suas crianças, tendo por objetivo discutir a educação em tempos de pandemia, considerando o contexto de pobreza, os mecanismos de opressão e seus efeitos no processo de humanização à luz dos pressupostos freireanos e vigotskianos. Trata-se do recorte de uma pesquisa que aborda, originalmente, dificuldades de aprendizagem. Posteriormente, este mesmo estudo permitiu também analisar os aspectos sociais observados, que estão na origem das questões de humanização/desumanização das crianças. Tal pesquisa é um estudo de caso realizado durante a pandemia de Covid-19, no segundo semestre do ano de 2020. Analisou-se o caso de um menino que apresentava, segundo indicação da professora, dificuldade de alfabetização. Os dados de pesquisa foram construídos por meio de entrevistas e atendimentos individualizados a ele, sua mãe e professora. Apoiou-se a análise nas contribuições de Freire e Vigotski. A análise dos dados destacou o impacto da privação de bens materiais e culturais na escolarização do estudante e, assim, a cristalização da condição de oprimido e seu impacto no processo de humanização dele.
Downloads
Métricas
Referências
BOUFLEUER, P. Pedagogia latino-americana: Freire e Dussel. Ijuí: UNIJUÍ, 1991.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional da Educação. Parecer CNE/CP Nº 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 jun. 2020.
DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. Campinas: Autores Associados, 2013.
ELKONIN, D. B. Problemas psicológicos del juego em la edad pré-escolar. In: DAVIDOV, V.; SHUARE, M. (org.). La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS (Antologia). Moscou: Progresso, 1987.
FACCI, M. G. D. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cad. Cedes, v. 24, p. 64-81, 2004.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 5. ed., Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
______. O Papel da Educação na Humanização. Revista Paz e Terra, Ano IV, n. 9, p. 123-132, 1969.
LEONTIEV, A. N. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 13. ed. São Paulo: Ícone, 2014.
LURIA, A. R. A construção da mente. São Paulo: Ícone, 1992.
MACEDO, R. M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, v. 34, n. 73, p. 262-280, 2021.
MELLO, S. A. Infância e Humanização: Algumas considerações na perspectiva histórico – cultural. Perspectiva, v. 25, n. 1, p. 83-104, 2007.
MEDEIROS, F. C. N. A perspectiva libertadora da educação: uma análise do pensamento freiriano e suas contribuições na atualidade. Revista Inter Ação, v. 45, n. 3, p. 874–889, 2021.
SCOCUGLIA, A. A construção da história das ideias de Paulo Freire. In: STECK, D., et al. (Orgs.). Paulo Freire: ética, utopia e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 2000. p. 29-51
SHUARE, M. La psicologia soviética tal como yo la veo. Moscou: Progresso, 1990.
SOUZA, S.; FRANCO, V. S.; COSTA, M. L. F. Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 1, p. 99-114, 2016.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas: problemas del desarrollo de la psique. Tomo III. Madrid: Visor, 2000.
______. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S. LURIA, A. R. & LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2003.
______. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, v. 21, n.4, p. 681-701, 1935/2010.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fábia Daniela Schneider Lumertz, Adriana Paz Nunes, Lisiane Machado de Oliveira Menegotto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.