Educação em direitos humanos
Formando professores para uma prática educativa humanizadora
DOI:
https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11542Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Supervisores de Ensino, Professor Mediador Escolar e ComunitárioResumo
A acelerada transformação da sociedade contemporânea trouxe novos desafios envolvendo principalmente as relações humanas e o direito pleno do exercício da cidadania. Diante disso, se faz fundamental discutir e inserir na prática pedagógica a Educação em Direitos Humanos, considerando a grande diversidade cultural, política social entre os sujeitos. Frente a estas novas demandas, o presente artigo, de cunho teórico acompanhado por um relato de experiência, tem como objetivo trazer uma narrativa na perspectiva da ação dos Supervisores de Ensino frente à formação dos Professores Mediadores Escolares e Comunitários (PMEC) que atuam nas escolas públicas da rede estadual paulista, em particular, na Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, na cidade de Guarulhos, e busca refletir de que forma a Educação em Direitos Humanos perpassa a realidade escolar. Concluímos que a formação em Direitos Humanos deve visar a transformação humana para uma nova identidade, que verdadeiramente contribua para o exercício pleno da cidadania, de forma justa, democrática, favorecendo a dignidade humana em todos os âmbitos sociais e culturais.
Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, Odilio Alves. Violência e Banalidade do Mal. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/violencia-e-banalidade-do-mal/
ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho. Escritos de Marx e Engels. SP: Editora Expressão Popular, 2013.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer 08/2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministério da Educação, 2012.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 01/2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministérios da Educação,2012.
BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de Educação em Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2018.
CANDAU, Vera Maria. et al. Educação em Direitos Humanos e a formação de professores (as). Cortez Editora: São Paulo, 2016.
COMPARATO, Bruno Konder. Fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos. In: ALMEIDA NETO, Antonio Simplício; SIQUEIRA, Lucília Santos (org.) Direitos Humanos e cultura escolar. São Paulo: Alameda, 2017, p. 43-76.
DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progresso, 1988.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
ROSENDO, Daniela; LAPA, Fabiana Brandão. Educação em Direitos Humanos e BNCC. Rev. Espaço do Currículo (on-line). João Pessoa, v.11, n.3, p. 470-483, set/dez. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330095190_EDUCACAO_EM_DIREITOS_HUMANOS_E_BNCC_competencias_socioemocionais_e_etica_ambiental
SILVA, Thiago Moreira Melo e. Entre discursos, prescrições e percepções: a (des)valorização do estatuto socioprofissional dos professores da rede estadual paulista de ensino. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandre de Paula Franco , Elio Assis, Iraji de Oliveira Romeiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.