Educação em direitos humanos

Formando professores para uma prática educativa humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11542

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Supervisores de Ensino, Professor Mediador Escolar e Comunitário

Resumo

A acelerada transformação da sociedade contemporânea trouxe novos desafios envolvendo principalmente as relações humanas e o direito pleno do exercício da cidadania. Diante disso, se faz fundamental discutir e inserir na prática pedagógica a Educação em Direitos Humanos, considerando a grande diversidade cultural, política social entre os sujeitos. Frente a estas novas demandas, o presente artigo, de cunho teórico acompanhado por um relato de experiência, tem como objetivo trazer uma narrativa na perspectiva da ação dos Supervisores de Ensino frente à formação dos Professores Mediadores Escolares e Comunitários (PMEC) que atuam nas escolas públicas da rede estadual paulista, em particular, na Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, na cidade de Guarulhos, e busca refletir de que forma a Educação em Direitos Humanos perpassa a realidade escolar. Concluímos que a formação em Direitos Humanos deve visar a transformação humana para uma nova identidade, que verdadeiramente contribua para o exercício pleno da cidadania, de forma justa, democrática, favorecendo a dignidade humana em todos os âmbitos sociais e culturais.

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Biografia do Autor

Alexandre de Paula Franco , INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus Guarulhos e Supervisor de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. 

Elio Assis, Faculdades Guarulhos

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade Guarulhos e Supervisor de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. 

 

 

 

Iraji de Oliveira Romeiro, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Supervisora de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. 

 

Referências

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Publicado

2021-07-25

Como Citar

Franco , A. de P., Assis, E. ., & Romeiro, I. de O. . (2021). Educação em direitos humanos: Formando professores para uma prática educativa humanizadora. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 18–32. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11542