Educação em direitos humanos

Formando professores para uma prática educativa humanizadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11542

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Supervisores de Ensino, Professor Mediador Escolar e Comunitário

Resumo

A acelerada transformação da sociedade contemporânea trouxe novos desafios envolvendo principalmente as relações humanas e o direito pleno do exercício da cidadania. Diante disso, se faz fundamental discutir e inserir na prática pedagógica a Educação em Direitos Humanos, considerando a grande diversidade cultural, política social entre os sujeitos. Frente a estas novas demandas, o presente artigo, de cunho teórico acompanhado por um relato de experiência, tem como objetivo trazer uma narrativa na perspectiva da ação dos Supervisores de Ensino frente à formação dos Professores Mediadores Escolares e Comunitários (PMEC) que atuam nas escolas públicas da rede estadual paulista, em particular, na Diretoria de Ensino Guarulhos Norte, na cidade de Guarulhos, e busca refletir de que forma a Educação em Direitos Humanos perpassa a realidade escolar. Concluímos que a formação em Direitos Humanos deve visar a transformação humana para uma nova identidade, que verdadeiramente contribua para o exercício pleno da cidadania, de forma justa, democrática, favorecendo a dignidade humana em todos os âmbitos sociais e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre de Paula Franco , INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Professor do Instituto Federal de São Paulo, Campus Guarulhos e Supervisor de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. 

Elio Assis, Faculdades Guarulhos

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Faculdade Guarulhos e Supervisor de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. 

 

 

 

Iraji de Oliveira Romeiro, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Supervisora de Ensino do Governo do Estado de São Paulo. 

 

Referências

AGUIAR, Odilio Alves. Violência e Banalidade do Mal. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/violencia-e-banalidade-do-mal/

ANTUNES, Ricardo (org.). A dialética do trabalho. Escritos de Marx e Engels. SP: Editora Expressão Popular, 2013.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer 08/2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministério da Educação, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução 01/2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília: Ministérios da Educação,2012.

BRASIL. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Caderno de Educação em Direitos Humanos. Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Brasília: Coordenação Geral de Educação em SDH/PR, Direitos Humanos, Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, 2013.

BRASIL. Base Nacional Curricular Comum. Brasília: MEC, 2018.

CANDAU, Vera Maria. et al. Educação em Direitos Humanos e a formação de professores (as). Cortez Editora: São Paulo, 2016.

COMPARATO, Bruno Konder. Fundamentos filosóficos e históricos dos Direitos Humanos. In: ALMEIDA NETO, Antonio Simplício; SIQUEIRA, Lucília Santos (org.) Direitos Humanos e cultura escolar. São Paulo: Alameda, 2017, p. 43-76.

DAVIDOV, Vasili. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progresso, 1988.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

ROSENDO, Daniela; LAPA, Fabiana Brandão. Educação em Direitos Humanos e BNCC. Rev. Espaço do Currículo (on-line). João Pessoa, v.11, n.3, p. 470-483, set/dez. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330095190_EDUCACAO_EM_DIREITOS_HUMANOS_E_BNCC_competencias_socioemocionais_e_etica_ambiental

SILVA, Thiago Moreira Melo e. Entre discursos, prescrições e percepções: a (des)valorização do estatuto socioprofissional dos professores da rede estadual paulista de ensino. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2017.

Downloads

Publicado

2021-07-25

Como Citar

Franco , A. de P., Assis, E. ., & Romeiro, I. de O. . (2021). Educação em direitos humanos: Formando professores para uma prática educativa humanizadora. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 9(2), 18–32. https://doi.org/10.34024/olhares.2021.v9.11542