MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ATIVIDADE DE ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO

Autores

  • Iraji de Oliveira Romeiro Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
  • Vanessa Dias Moretti UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO https://orcid.org/0000-0003-2435-5773

DOI:

https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15087

Palavras-chave:

Perspectiva Histórico-Cultural, Materiais Didáticos, Conceito de fração

Resumo

Este texto[1] apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado fundamentada na perspectiva Histórico-Cultural, tendo como objetivo verificar como o movimento do pensamento teórico do professor de matemática sobre o conceito de fração pode impactar na escolha, adequação ou utilização dos materiais didáticos oficiais da rede pública de educação do Estado de São Paulo. O método utilizado para verificar o movimento do pensamento do professor se pautou no materialismo histórico dialético materializado por meio de um experimento formativo no formato de uma formação de professores de matemática da rede pública estadual de São Paulo, entendendo a formação docente como uma relação dialética entre a atividade de ensino e a atividade de aprendizagem. Para estruturar a formação de professores tomamos como referência o conceito de Atividade Orientadora de Ensino. Como resultados dos dados da realidade apreendida identificamos que o professor, ao se deparar com as situações desencadeadoras de aprendizagem que permitam a revelação das relações histórico-lógicas do conceito de fração permite um movimento em direção do pensamento teórico sobre frações. Com isso, os docentes analisam de forma intencional e crítica os materiais didáticos, transformando o significado e o sentido sobre desses materiais na prática pedagógica. Concluímos que, a partir do desenvolvimento do pensamento teórico, o professor tomou os materiais didáticos oficiais como instrumento mediador da sua atividade de ensino.

 

[1]Artigo ampliado a partir de trabalho apresentado no XIII ENEM 2019, Cuiabá/MT/Brasil.

 

[1]Artigo ampliado a partir de trabalho apresentado no XIII ENEM 2019, Cuiabá/MT/Brasil.

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Biografia do Autor

Iraji de Oliveira Romeiro, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Supervisora de Ensino na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Pesquisa a formação continuada de professores de matemática com foco na atividade de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento do pensamento teórico.

Vanessa Dias Moretti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Desenvolve pesquisas em Educação Matemática focando especialmente a formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática, aprendizagem da docência, atividade de ensino, teoria histórico-cultural e teoria da objetivação.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Romeiro, I. de O., & Moretti, V. D. (2023). MATERIAL DIDÁTICO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR NA ATIVIDADE DE ENSINO DO CONCEITO DE FRAÇÃO. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.15087

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: GEPPEDH 10 ANOS: Educação e pesquisa na perspectiva histórico-cultural