DOS Os dançarinos pompeianos do “Retretito Regio” Segoviano

Autores

  • María Martín de Vidales García Universidad Isabel I

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19449

Palavras-chave:

Pintura decorativa, Pompéia, Dançarinos da Vila de Cícero, Câmara Municipal de Segóvia, Banheiro real

Resumo

A descoberta das cidades sepultadas pelo Vesúvio no século XVIII condicionou a forma como se entendia a Antiguidade, ao permitir uma aproximação tão iminente à vida cotidiana da antiga Roma. No entanto, um dos âmbitos mais afetados por esse novo conhecimento foi o da arte. Numerosos artistas foram influenciados por uma nova corrente estilística na qual o predomínio dos elementos clássicos fundamentou seu desenvolvimento. Essa recepção clássica pode ser distintamente observada em numerosas obras de arte realizadas a partir dos achados arqueológicos. Neste artigo, pretende-se analisar um desses exemplos, a decoração do denominado "Retretito Regio" da Câmara Municipal de Segóvia. Nesse espaço, realizado no século XIX, não apenas se distingue a marca do Neoclassicismo, tão característica da época, mas também se pode observar o uso de vários elementos clássicos provenientes da cultura pompeiana. As escavações e a diligência com que todos os achados foram documentados formaram uma via de aprendizado para muitos dos artistas que estavam se formando e educando naquele momento. Assim, era comum que os pintores recorressem a esses motivos clássicos quando recebiam encomendas nas quais dispunham de certa liberdade, criando, dessa maneira, espaços onde a decoração pompeiana assumiu um papel importante. Em suma, considera-se oportuno conhecer em detalhes até que ponto esse tipo de decoração pompeiana gozou de certo prestígio, quais foram os preceitos que determinaram seu uso e se os esquemas compositivos, como os que o espaço segoviano apresentava, foram repetidos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ARABASF. Archivo de la Real Academia de Bellas Artes de San Fernando. https://www.realacademiabellasartessanfernando.com/la-institucion/archivo-biblioteca/archivo/

AMS. Archivo municipal de Segovia. https://segovia.es/area/archivo-municipal

Ceballos Escalera y Gila, A. (2005). El final de la Real y Antigua Fábrica de Paños de Segovia: Algunas precisiones sobre un proceso poco y mal conocido (1814-1862). Estudios Segovianos, XLVIII (105), 55-102.

Chaves Martín, M. A. (1998). Arquitectura y urbanismo en la ciudad de Segovia (1750-1950). Cámara de la Propiedad Urbana de Segovia.

Chaves Martín, M. A. (1999). Arquetipos y necesidades del centro histórico. In VV.AA. (Ed.), La ciudad deseada. valoración cultural de la ciudad histórica, su evolución sostenible y su futuro en la previsible ordenación del territorio (p. 223-232). Fundación del Patrimonio Histórico de Castilla y León; Varona.

Chaves Martín, M. A. (2006). Segovia. Guía de arquitectura. Colegio Oficial de Arquitectos de Castilla y León.

Ciardiello, R. (2007). Le antichita'di Ercolano esposte: contributi per la ricomposizione dei contesti pittorici antichi. Papyrologica Lupiensia, 15, 87-106.

Ciardiello R. (2012). La riconstruzione delle decorazione dalla Villa di Cicerone a Pompei. Amoenitas II, 135-149.

Ciardiello, R. (2019). Winckelmann e le pitture della Villa di Cicerone a Pompei. In I. Bragantini, & E. Morlicchio (Eds.), Winckelmann e l’archeologia a Napoli: Atti dell’incontro di studi Università degli Studi di Napoli L’Orientale (pp. 181-194). Università degli Studi di Napoli L’Orientale.

Engel, U. (2006). La arquitectura inglesa en el Neoclasicismo y el Romanticismo. In R. Toman (Ed.), Neoclasicismo y romanticismo: arquitectura, escultura, pintura, dibujo 1750-1848 (pp. 14-55). Ullmann.

Jordán de Urríes y de la Colina, J. (2006). El Retrete de la Real Casa del Labrador. Reales Sitios: Revista del Patrimonio Nacional, (170), 42-55.

L’Antichità di Ercolano Esposte, (1757-1792), Vol. I-VIII, Nápoles. https://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/ercolano1757ga

Laorden-Gil, C. (2024). La habitación privada de la reina Isabel la Católica. Hipogrifo: Revista de Literatura y Cultura del Siglo de Oro, 9(2), 455-466.

Mangone, F. (2016). Immaginazione e presenza dell’antico. Pompei e l’architettura di età contemporanea. ArtstudioPaparo.

Martín de Vidales García M. (2023). ¿Imaginamos Pompeya? El interés del yacimiento vesubiano y su reflejo en la pintura española. In M. Romero Recio, J. Salas Álvarez & L. Buitrago (Eds.), Pompeya y Herculano entre dos mundos. La recepción de un mito en España y América (p. 179-195). L'Erma di Bretschneider.

Martinez del Pisón, E. (1976), Segovia. Evolución de un paisaje urbano. Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos.

Martínez Sánchez, N. H., (2011). Sobre la higiene y la sanidad en los inicios del siglo XIX. Revista de Hespérides, (13), 34-40.

Osanna, M., Caracciolo, M. T., & Gallo, L. (2015). Pompei et l’Europa: Catálogo de la exposición realizada en el Museo Arqueológico de Nápoles (del 27 de mayo al 2 de noviembre de 2015). Electa.

Pérez Sánchez, A. E. (1986). El autor de la decoración del Retrete de Fernando VII en el Prado. Boletín del Museo del Prado, 7(19), 33-38.

Ramage, N. (2013). Flying Maenads and Cupids: Pompeii, Herculaneum, and Eighteenth-Century Decorative Arts. In Mattusch, C. C. (Ed.), Rediscovering the Ancient World on the Bay of Naples, 1710-1890 (pp. 161-176). (Studies in the History of Art Symposium Series; 79), National Gallery of Art.

Reyero, C. & Freixa, M. (1999). Pintura y escultura en España 1800-1910. Cátedra.

Romero Recio, M. (Ed.). (2023). Pompeii in the visual and Performing Arts: Its Reception in Spain and America Imagines. (Classical Receptions in the Visual and Performing Arts). Bloomsbury.

Romero Recio M., Salas Álvarez J., & Buitrago L. (Eds.), (2023). Pompeya y Herculano entre dos mundos: La recepción de un mito en España y América. L'Erma di Bretschneider.

Sampaolo V., (2016). L’avvio delle ricerche nei siti vesuviani: Una panorámica. In VV.AA. Carlo di Borbone e la diffusione delle antichità (pp. 30-39).. Electa.

VV. AA. (2016). Carlo di Borbone e la diffusione delle antichità. Electa.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Dossiê Temático

Como Citar

Martín de Vidales García, M. (2024). DOS Os dançarinos pompeianos do “Retretito Regio” Segoviano. Imagem: Revista De História Da Arte, 4(1), 74-95. https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19449