v. 4 n. 1 (2024): Arte e Arqueologia de Pompeia

					Visualizar v. 4 n. 1 (2024): Arte e Arqueologia de Pompeia

Com a inestimável contribuição de renomados especialistas do Brasil e do exterior, o volume é composto pelo Dossiê “Arte e Arqueologia em Pompeia”, produzido pelo trabalho de organização de dois eminentes estudiosos brasileiros do tema: os Professores José Geraldo Costa Grillo, do Departamento de História da Arte da UNIFESP, e Pedro Paulo Funari, do Departamento de História da UNICAMP. O Dossiê, que se apresenta como uma publicação de extrema originalidade no contexto dos estudos de história da arte e arqueologia no Brasil, é composto por um conjunto de artigos que abordam variados desdobramentos relativos ao tema, promovendo uma atualização das pesquisas sobre arte e arqueologia em Pompeia. São analisados e debatidos aspectos disciplinares e metodológicos relativos à temática em questão, com o intuito de compreender o modo como a descoberta das cidades sepultadas pelo Vesúvio no século XVIII impactou a forma como se entendia a Antiguidade. Considera problemas relativos à importância das escavações de Pompeia para os estudos brasileiros no campo da Arqueologia Clássica e à recepção das descobertas arqueológicas em Pompeia no âmbito das artes em épocas posteriores, além de trazer reflexões sobre o tema da sexualidade e suas implicações epistemológicas e, até mesmo, a questão da publicidade no contexto das pesquisas sobre Pompeia.

Publicado: 2024-09-03

Expediente

Editorial

Dossiê Temático

  • DOS Arte e Arqueologia de Pompeia: Apresentação Do Dossiê

    José Geraldo Costa Grillo, Pedro Paulo A. Funari
    13-15
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19436
  • DOS Art and Archeology of Pompeii: Presentation Of The Dossier

    José Geraldo Costa Grillo, Pedro Paulo A. Funari
    16-17
  • DOS Arte y Arqueología de Pompeya: Presentación Del Dossier

    José Geraldo Costa Grillo, Pedro Paulo A. Funari
    18-19
  • DOS Pompeia e o início da Arqueologia Clássica no Brasil: Algumas reflexões sobre as contribuições de Teresa Cristina e Nísia Floresta

    Renata Senna Garraffoni
    21-42
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19447
  • DOS Novas formas de ver a Antiguidade Clássica: Pompéia através do Arquivo Madrazo

    María Eugenia Cabrerizo Barranco
    43-73
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19448
  • DOS Os dançarinos pompeianos do “Retretito Regio” Segoviano

    María Martín de Vidales García
    74-95
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19449
  • DOS Sincronia de iconófago: Picasso e as imagens pompeianas na origem do Balé Parade (1917)

    Rafael Jackson-Martín
    96-122
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19450
  • DOS Pompéia, o gabinete secreto, ou como lidar com o sexo

    Pedro Paulo A. Funari, José Geraldo Costa Grillo
    123-145
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19452
  • DOS Pompeia entre a censura e o fascínio: a coleção do Gabinetto Segreto do Museu Arqueológico Nacional de Nápoles

    Gabriela Isbaes
    146-168
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19453
  • DOS Marketing, arquitetura e arte a serviço do comércio em Pompeia

    Paulo Pires Duprat
    169-219
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19454

Traduções e Documentos

  • TRA A singularidade do drapeado ou a expressividade do ornamento em Aby Warburg

    Maria Ivette Job
    220-242
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19455

Resenhas de Publicações

  • RES Que emoção! Que emoção?

    Thiago Abercio Cordeiro de Oliveira, Flávio Weinstein Teixeira
    243-249
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v4i1.19456

Edição Completa