ART: SOBRE O CONCEITO DE TEATRALIDADE OBSCURA (T) NAS ARTES VISUAIS

Autores

  • Jorge Luiz Dutra Soledar Artista-pesquisador e professor adjunto EBA/UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14219

Palavras-chave:

Arte contemporânea;, Imobilidade, Teatralidade

Resumo

O presente artigo, extraído da minha tese de doutorado Exercícios de imobilidade (PPGAV-EBA/UFRJ, 2017), manifesta interesses cinéticos, escultóricos e afetivos em torno da problemática da imobilidade corporal, contribuindo, em particular, para uma expansão de significados sobre o estatuto de teatralidade na arte contemporânea. Para tanto, forjo o conceito de teatralidade obscura (T) mediante reflexões sobre proposições artísticas que encenam constrições ou apagamentos da figura humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Didi-Huberman, G. (1998). O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

Fried, M. (2002). Arte e objetidade. Em G., Ferreira, P. Venancio Filho. (Orgs.). Arte & Ensaios, 9, 131-147.

Jorge, M. A. C. (2005). Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan. As bases conceituais (Volume 1). Rio de Janeiro: Zahar.

Kehl, M. R. (2005). Eu e o corpo. Em Seminário – Corpo Representado, 2005. Catálogo da exposição O Corpo. São Paulo: Itaú Cultural, 2005, 110-118.

Michelson, A. (2013) Robert Morris – An Aesthetics of Transgression. In J. Bryan-Wilson (Ed.). Robert Morris, October Files 15. Cambridge: The MIT Press.

Morris, R. (2013). Notes on Dance. In J. Bryan-Wilson (Ed.). Robert Morris, October Files 15. Cambridge: The MIT Press.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Dutra Soledar, J. L. (2022). ART: SOBRE O CONCEITO DE TEATRALIDADE OBSCURA (T) NAS ARTES VISUAIS. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 1(1). https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14219
Recebido: 2022-08-16
Publicado: 2022-08-16