ART: NOTAS SOBRE O SANGUE DE CRISTO EM PAINÉIS DEVOCIONAIS DO ÚLTIMO JULGAMENTO

Autores

  • Tamara Quírico Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ART/UERJ).

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14177

Palavras-chave:

Juízo Final, imagem e devoção, piedade de sangue

Resumo

Este artigo pretende apresentar brevemente aspectos teológicos sobre o Juízo Final, o papel das imagens cristãs na arte medieval tardia e, conectando ambos os tópicos, mudanças iconográficas e desenvolvimentos nas representações visuais italianas do Juízo Final, particularmente em pinturas de painel, até o final da Idade Média. Buscamos relacionar essas mudanças principalmente às suas funções religiosas esperadas no estímulo à devoção privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Baschet, J. (2006). A civilização feudal. São Paulo: Globo, 2006.

Bynum, C. W. (2002, December). The blood of Christ in the Later Middle Ages. Church History, 71(4).

Chazelle, C. M. (1990). Pictures, books, and the illiterate: Pope Gregory I’s letters to Serenus of Marseilles. Word and Image, 6(2).

Christe, Y. (1973). La vision de Matthieu: origines et développe- ment d’une image de la Seconde Parousie. Paris: Klincksieck.

Duggan, L. G. (1989). Was art really the ‘book of the illiterate’?. Word and Image, 5(3).

Goffen, R. (1986). Friar Sixtus IV and the Sistine Chapel. Renaissance Quaterly, 39(2).

Lamy, M. (2002). Dévotion In C. Gauvard, A. Libera, & M. Zink. (Org.). Dictionnaire du Moyen Âge. Paris: PUF.

Pereira, M. C. (2016). Exposition des ymages des figures qui sunt: discursos sobre imagens no Ocidente Medieval. Antíteses, 9(17).

Quírico, T. (2013). A representação do Cristo juiz em pinturas toscanas do Trecento ao Cinquecento. Concinnitas, 2.

Quírico, T. (2014). The representation of Heaven and Hell in Last Judgement scenes. In M. Piccat, L. Ramello. (Org.). Memento Mori. Il genere macabro in Europa dal Medioevo a oggi. Alessandria: Edizioni dell’Orso.

Quírico, T. (2015). A morte de Deus e a morte do homem: Paixão de Cristo, Juízo Final e Triunfo da Morte no fim da Idade Média. Nava, 1.

Quírico, T. (2020). Hic est enim sanguis meus. Considerações sobre a Crucificação e representações visuais do sangue de Cristo entre o fim da Idade Média e a Primeira Época Moderna. Figura, Studies on the Classical Tradition, 8.

Rigaux, D. (1999). Autour de la dispute De Sanguine Christi. Une relecture de quelques peintures italiennes de la seconde moitié du XVe siècle . In M. Faure. (Org.). Le sang au Moyen Âge. Actes du quatrième colloque international de Montpellier. Cahiers du C.R.I.S.I.M.A. 4. Montpellier: Université Paul-Valéry.

Schmitt, J-C. (2007). O corpo das imagens. Ensaios sobre a cultura visual na Idade Média. Bauru: EDUSC.

Schmidt, V. M. (2005). Painted piety. Panel paintings for personal devotion in Tuscany 1250-1400. Florence: Centro Di. Seiler, P. (2002). Duccio’s Maestà: the function of scenes from the Life of Christ on the reverse of the altarpiece: a new hypoth- esis. In V. M. Schmidt. Italian panel painting of the Duecento and Trecento. New Haven and London: Yale University.

Uspenskij, L. (1995). La teologia dell’Icona. Milan: La Casa di Matriona.

Wilkins, D. G. (2002). Opening the doors to devotion: Trecen- to triptychs and suggestions concerning images and domestic practice in Florence. In V. M. Schmidt. Italian panel painting of the Duecento and Trecento.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Quírico, T. (2022). ART: NOTAS SOBRE O SANGUE DE CRISTO EM PAINÉIS DEVOCIONAIS DO ÚLTIMO JULGAMENTO. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 1(1). https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14177
Recebido: 2022-08-11
Publicado: 2022-08-16