DOS: UMA NOTA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O GERAL E O PARTICULAR NA HISTÓRIA DA ARTE

Autores

  • Luiz César de Sá Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14163

Palavras-chave:

Panofsky, Burckhardt, Historiografia da Arte, Intuição, Volição Artística

Resumo

O objetivo desta nota é assinalar o problema da rela- ção entre geral e particular na historiografia da arte a partir do contraste entre paradigmas desenvolvidos em escritos de Erwin Panofsky e sua recepção na historiografia da arte e outras disci- plinas das ciências humanas. Busca-se sugerir que a relação pri- vilegiada com o “Renascimento” como época histórica celebrada por Jacob Burckhardt desencadeou uma série de princípios ana- líticos ligados à noção de “intuição”, os quais são explorados aqui a partir de respostas ao desafio lançado pelo conceito de “volição artística” no século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barthes, R. (1960). Histoire et littérature: à propos de Racine. Annales. Économies, sociétés, civilisations, 3.

Bodart, D. (1990). Préface. In E. Panofsky. Titien: questions d’iconologie. Paris: Hazan, 1990.

Bourdieu, P. (1970). Postface. In E. Panofsky. Architecture gothique et pensée scolastique. Paris: Minuit.

Coli, J. (2018). O corpo da liberdade. São Paulo: SESC-SP Editora.

Descola, P. (2021). Les formes du visible. Paris: Seuil.

Didi-Huberman, G. (2008). L’exorciste. In M. Ghelardi, G. Didi-Huberman, R. Recht, M. Warnke, & D. Wuttke. (Org.). Relire Panofsky. Paris: Éditions Beaux-Arts de Paris.

Fernandes, C. (2008). O humanismo em Basileia e a obra de Jacob Burckhardt. Em F. Varella; H. Mollo; S. Mata; V. Araújo (orgs.). A dinâmica do historicismo. Belo Horizonte: Argumentum.

Ghelardi, M., Castelnuovo, E. (2015). 97 battle road. In E. Panofsky. Il significato nelle arti visive. Torino: Einaudi.

Ghelardi, M. (2008). La violence de l’interprète. In M. Ghelardi ; G. Didi-Huberman; M. Warnke ; D. Wuttke (orgs.). Relire Panofsky. Paris: Musée du Louvre Éditions, 2008.

Holly, M. A. (1988). Burckhardt and the ideology of the past. History of the Human Sciences, 1(1).

Levine, E. (2013a). Dreamland of humanists: Warburg, Cassirer, Panofsky, and the Hamburg School. Chicago: University of Chicago Press.

Levine, E. J. (2013b, April). The other Weimar: the Warburg circle as Hamburg school. Journal of the history of ideas, 74(2), 314-315.

Moxey, K. (1986, Winter). Panofsky’s concept of “iconology” and the problem of interpretation in the History of Art. New Literary History, 17(2).

Panofsky, E. (1981). The concept of artistic volition. Trad. Kenneth J. Northcott e Joel Snyder. Critical Inquiry, 8(1).

Panofsky, E. (2009). Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva.

Sciolla, G. C. (1995). La Critica d’Arte del Novecento. Torino: UTET.

Settis, S. (2000). Warburg continuatus: descrição de uma biblioteca. Em M. Baratin, C. Jacob. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: EdUFRJ.

Warnke, M. (2008). L’histoire de l’art en tant qu’art. In M. Ghelardi, G. Didi-Huberman, R. Recht, M. Warnke, & D. Wuttke.

(Org.). Relire Panofsky. Paris: Les éditions du Musée du Louvre.Wood, C. S. (2019). A history of art history. Princeton: Princeton University Press.

Downloads

Publicado

2022-08-12

Como Citar

de Sá, L. C. (2022). DOS: UMA NOTA SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O GERAL E O PARTICULAR NA HISTÓRIA DA ARTE. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 1(1). https://doi.org/10.34024/imagem.v1i1.14163
Recebido: 2022-08-09
Publicado: 2022-08-12