ART Provincializar a Bildung, Assombrar a História

Autores

  • Maya Moldes Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGHIS-UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16262

Palavras-chave:

Paulina Chiziane, Bildungsroman, Decolonial

Resumo

As discussões sobre decolonialidade são expoentes em diversas áreas das ciências sociais e da literatura. O que essa vasta novidade teórica significa para aquilo que já se considera consolidado, como o conceito de Bildungsroman? Novidade essa, que seja feita a ressalva, nas universidades; mas algumas dessas epistemologias carregam saberes tão antigos quanto Homero é para o Ocidente. Walter Benjamin (2006, p. 945) diz que “o movimento vital da moda” consiste em “transformar poucas coisas”. Neste ensaio, iremos concordar com a desconfiança benjaminiana acerca dos assuntos da moda e tentar alargar o potencial de transformação das teorias decoloniais: a partir da leitura de “Balada de amor ao vento”, de Paulina Chiziane, tomado como objeto sob a luz do conceito de romance de formação, buscarei propor como a teoria da história presente no livro pode iluminar questões sobre a historiografia ocidental.

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Publicado

2024-01-30 — Atualizado em 2024-04-02

Versões

Como Citar

Moldes, M. (2024). ART Provincializar a Bildung, Assombrar a História. Imagem: Revista De Hist´ória Da Arte, 3(2), 348–363. https://doi.org/10.34024/imagem.v3i2.16262 (Original work published 30º de janeiro de 2024)
Recebido: 2024-01-30
Publicado: 2024-04-02