Edição Atual

v. 5 n. 2 (2024): Relações artísticas e artístico-culturais entre o Reino Unido e o Brasil
					Visualizar v. 5 n. 2 (2024): Relações artísticas e artístico-culturais entre o Reino Unido e o Brasil

Periódico científico do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, Imagem: Revista de História da Arte tem a honra de tornar público, com a presente edição, o seu quinto volume. Marcando a fase de consolidação da revista como veículo de debates acadêmicos e divulgação científica no ampliado campo de investigação que concebe a História da Arte no espaço interdisciplinar das Humanidades, Imagem apresenta neste volume os pontos de contato cultural e diálogos artísticos e visuais entre Reino Unido e Brasil numa temporalidade histórica estendida do século XVII ao XXI. Trata-se do “DOSSIER TACWARA - Relações artísticas e artístico-culturais entre o Reino Unido e o Brasil”, organizado pelo Prof. André Luiz Tavares Pereira, do Departamento de História da Arte da UNIFESP, reunindo contribuições de especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o fascinante tema envolvendo um amplo espaço geográfico marcado por contatos e circulações humanas. O dossier, antes de tudo, possibilita uma compreensão mais profunda das rotas formadoras da arte e da cultura no Brasil em diferentes épocas, mas sempre concebidas no âmbito dos contatos e das trocas, ou seja do constante movimento que é a própria marca da história. O volume é completado pelo instigante texto de Jefferson Mendes sobre abordagens metodológicas no estudo das imagens e pelo artigo de Isabela Torres Rodrigues sobre os ofícios mecânicos relacionados aos trabalhos em madeira no contexto luso-brasileiro entre os séculos XVIII e XIX.

Publicado: 2024-12-20

Expediente

Editorial

Dossiê Temático

  • Apresentação do Dossiê - Esta noite abriu-me os olhos: as evidentes, e nem sempre debatidas, relações culturais e artísticas entre o Reino Unido e o Brasil

    André Luiz Tavares Pereira
    15-30
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20165
  • Uma pintura brasileira recém-identificada de Robert Dampier

    Robert J. Wilkes
    31-63
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20167
  • O pórtico Northumberland: interconexões neoclássicas entre Rio de Janeiro e Roma a partir do traço de Robert Adam

    Angela Rosch Rodrigues
    64-89
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20168
  • By a Lady: A escrita incógnita de Elizabeth Eastlake

    Fátima Madeiro
    90-114
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20169
  • O Rio de Janeiro de Sunqua: Traço britânico, pintura cantonesa

    Carla Hermann
    115-134
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20172
  • A questão Christie e as representações do diplomata inglês na Semana Illustrada

    Bárbara Ferreira Fernandes
    135-159
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20173
  • George Cruikshank e as ilustrações para Oliver Twist: como as ilustrações transmitem temas

    Liniane Diniz da Silveira
    160-184
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20184
  • Da Baia de Cavalo ao lugar de objeto de estudo: considerações sobre o álbum fotográfico de George Chalmers

    Renata Oliveira Caetano, Fernando Antônio Cardoso Leite
    185-214
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20186
  • Estratégias geopolíticas nas artes: o British Council e a representação britânica nas Bienais de Veneza e de São Paulo (anos 1950 1960)

    Maria de Fátima Morethy Couto
    215-241
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20189
  • Outros lugares: William Beckford, Portugal e as Artes

    Paulo M. Kühl
    242-249
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20191
  • Um ensaio Visual, por Marcelo Moscheta: olhando para as nuvens, a cor do infinito

    André L. Tavares Pereira
    250-255
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20202

Artigos

  • Imagens artísticas/imagens científicas: abordagens metodológicas

    Jefferson Mendes
    257-275
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20192
  • Os ofícios mecânicos da madeira nos séculos XVIII e XIX, no contexto luso-brasileiro: a partir do estudo dos artífices, oficinas e matérias-primas

    Isabela Torres Rodrigues
    276-303
    DOI: https://doi.org/10.34024/imagem.v5i2.20194
Ver Todas as Edições