Isso é cinema de quebrada, mano?

Reflexões a partir da experiência do Coletivo Companhia Bueiro Aberto

Autores

  • Daniel Neves de Andrade UFABC

DOI:

https://doi.org/10.34024/pzhb0x79

Palavras-chave:

Cinema de Quebrada, periferia, cinema, Companhia Bueiro Aberto

Resumo

O presente artigo pretende abordar o Cinema de Quebrada a partir do processo do coletivo Companhia Bueiro Aberto, localizado na cidade de Guarulhos, SP, indagando como tal grupo aborda e dialoga com questões como a ideia de periferia, a terminologia Cinema de Quebrada e a história construída acerca do cinema feito em comunidades periféricas. Para tanto, considerando minha participação no referido coletivo, desenvolveu-se uma autoetnografia em diálogo com entrevistas, pesquisas, filmes e relatos de experiências inseridas na produção audiovisual periférica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Aderaldo, G. A. (2017). Reinventando a cidade: uma etnografia das lutas simbólicas entre coletivos culturais vídeo-ativistas nas periferias de São Paulo. Annablume.

Babenco, H. (Diretor). (2003). Carandiru [Filme]. Globo Filmes.

Barcelos, C. (1992). Rota 66: a história da polícia que mata. Globo.

Cabral, M., & Neves, D. (Diretores). (2020). Tupinambá subiu a serra [Filme]. Companhia Bueiro Aberto.

Fagundes, D. (2017). Entrevista com Daniel Fagundes. Zine Gueto Metragem, 1(4), 12-15.

Fagundes, D., Pucci, P. E., & Barros, M. H. (Orgs.). (2017). NCA, entre a luz, a câmera e a ação. NCA.

Fagundes, D., Soares, D., Solidade, F., & Pucci, P. (Diretores). (2009). Videolência [Filme]. Núcleo de Comunicação Alternativa.

Hikiji, R. S. G. (2014). Os filmes da quebrada e o filme da antropóloga – encontros. Quebrada? Cinema, vídeo e lutas sociais, 1(1), 147-175.

Meirelles, F., & Lund, K. (Diretores). (2002). Cidade de Deus [Filme]. Globo Filmes.

Neves, D. (Diretor). (2015). Numa roda de choro [Filme]. Companhia Bueiro Aberto.

Neves, D. (Diretor). (2016). Cantoria Urbana [Filme]. Companhia Bueiro Aberto.

Neves, D. (2017). O gueto do cinema. Zine Gueto Metragem, 1(4), 3-5.

Neves, D. (Diretor). (2020). Um filósofo na quebrada [Filme]. Companhia Bueiro Aberto.

Neves, D. (Diretor). (2021). Ilusão do parafuso [Filme]. Companhia Bueiro Aberto.

Neves, D., & Fonseca, D. (Diretores). (2018). Um rolê no Itapuã [Filme]. Companhia Bueiro Aberto.

Noventa, D. (2014). Busca de identidade do Coletivo de Vídeo Popular de São Paulo como posicionamento político e conexão histórica. Quebrada? Cinema, vídeo e lutas sociais, 1(1), 57-79.

Padilha, J. (Diretor). (2007). Tropa de Elite [Filme]. Zazen.

Péricles, L. (2017). Entrevista com Lincoln Péricles. Zine Gueto Metragem, 1(5), 10-16.

Santoro, L. F. (1989). A imagem nas mãos: O vídeo popular no Brasil. Summus.

Seligmann, A. (Diretor). (1995). Onde São Paulo acaba [Filme]. Funarte.

Sotomaior, G. B. (2015). Imagens e representações do novo movimento de vídeo popular. Esferas, 4(7), 183-195.

Ventura, Z. (1994). Cidade partida. Companhia das Letras.

Wittgenstein, L. (1999). Investigações filosóficas. Nova Cultural.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Neves de Andrade, D. (2025). Isso é cinema de quebrada, mano? : Reflexões a partir da experiência do Coletivo Companhia Bueiro Aberto. Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/pzhb0x79
Recebido 2024-09-27
Aprovado 2025-03-25
Publicado 2025-09-05