Apresentação do Dossiê

Medievalismos e as Artes no Século XIX

Autores

  • Flavia Galli Tatsch UNIFESP
  • Maria Cristina Correia Leandro Pereira USP

DOI:

https://doi.org/10.34024/6dxqw775

Palavras-chave:

História da Arte

Resumo

Desde que Alexandre Renoir criou o Museu dos Monumentos Franceses em 1795, reinventando e reconstruindo esculturas e túmulos medievais, o século XIX experimentou uma miríade de manifestações na arquitetura, pintura, escultura, iluminuras, gravuras, mobiliário, tapeçarias, vitrais, mosaicos e objetos em geral. A historiografia denominou tais expressões artísticas como neorromânicas, neogóticas, neobizantinas, revival do gótico, estilo eclético, anacronismo, pastiche, réplica e, nas últimas décadas, medievalismos. O objetivo deste dossiê é discutir, a partir de uma série de estudos de caso, alguns aspectos desta retomada da Idade Média, demonstrando toda sua complexidade e seu amplo alcance.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Flavia Galli Tatsch, UNIFESP

    É Professora Associada III de História da Arte Medieval do Programa de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, campus Guarulhos. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Scuola Normale Superiore di Pisa (2016) e Estágio de Pesquisa no Laboratório ARTEHIS da Université de Bourgogne (2024). Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011) . Mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Graduada (1985) e licenciada (1985) em História pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte/UNIFESP(2020-2023). Responsável pelo Laboratório de Estudos Medieveis LEME/UNIFESP - Núcleo de História da Arte. Pesquisadora Associada do Projeto Temático FAPESP "Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo" (2023-2028).Tem como principais temas de pesquisa: arte medieval; transferências e circulações artísticas na Idade Média e na Primeira Modern idade; gravuras; mobilidade (pessoas e objetos portáteis) e suas intersecções com o imóvel (afrescos, arquitetura, etc). É membro do Laboratório de Estudos Medievais/LEME, da Associação Brasileira de Estudos Medievais/ABREM, da Red Latinoamericana de Estudios Medievales/REDe, do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, do Grupo de Pesquisa CNPq Relicário-Rede de Pesquisa sobre Arte e História das Relíquias Cristãs Ibéricas e do Grupo TEI Texto e Imagen da Universidad de Oviedo. 

  • Maria Cristina Correia Leandro Pereira, USP

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), DEA em História pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em História - École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professora Livre Docente da área de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade. Coordena o Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM-USP). É pesquisadora associada do Projeto Temático da FAPESP "Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo" (FAPESP 2021/02912-3). Tem pesquisas nas áreas de História, com ênfase em História medieval, e de História da Arte, com ênfase em História da arte medieval e em História da arte e gênero. Bolsista PQ2 do CNPq.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Galli Tatsch, F., & Correia Leandro Pereira, M. C. (2025). Apresentação do Dossiê: Medievalismos e as Artes no Século XIX. Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/6dxqw775