Presentation of the Dossier

Medievalisms and the Arts in the Nineteenth Century

Authors

  • Flávia Galli Tatsch UNIFESP
  • Maria Cristina Correia Leandro Pereira USP

DOI:

https://doi.org/10.34024/6dxqw775

Keywords:

Art History

Abstract

Since Alexandre Renoir created the Museum of French Monuments in 1795, reinventing and reconstructing medieval sculptures and tombs, the 19th century experienced a myriad of manifestations in architecture, painting, sculpture, illuminations, engravings, furniture, tapestries, stained glass, mosaics, and objects in general. Historiography has labeled these artistic expressions as neo-Romanesque, neo-Gothic, neo-Byzantine, Gothic revival, eclectic style, anachronism, pastiche, replica, and, in recent decades, medievalism. The purpose of this dossier is to discuss, based on a series of case studies, some aspects of this revival of the Middle Ages, demonstrating its complexity and broad scope.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

  • Flávia Galli Tatsch, UNIFESP

    É Professora Associada III de História da Arte Medieval do Programa de Graduação e Pós-Graduação do Departamento de História da Arte, da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, campus Guarulhos. Realizou estágio de Pós-Doutorado na Scuola Normale Superiore di Pisa (2016) e Estágio de Pesquisa no Laboratório ARTEHIS da Université de Bourgogne (2024). Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011) . Mestre em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo (2001). Graduada (1985) e licenciada (1985) em História pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História da Arte/UNIFESP(2020-2023). Responsável pelo Laboratório de Estudos Medieveis LEME/UNIFESP - Núcleo de História da Arte. Pesquisadora Associada do Projeto Temático FAPESP "Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo" (2023-2028).Tem como principais temas de pesquisa: arte medieval; transferências e circulações artísticas na Idade Média e na Primeira Modern idade; gravuras; mobilidade (pessoas e objetos portáteis) e suas intersecções com o imóvel (afrescos, arquitetura, etc). É membro do Laboratório de Estudos Medievais/LEME, da Associação Brasileira de Estudos Medievais/ABREM, da Red Latinoamericana de Estudios Medievales/REDe, do Comitê Brasileiro de História da Arte/CBHA, do Grupo de Pesquisa CNPq Relicário-Rede de Pesquisa sobre Arte e História das Relíquias Cristãs Ibéricas e do Grupo TEI Texto e Imagen da Universidad de Oviedo. 

  • Maria Cristina Correia Leandro Pereira, USP

    Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), DEA em História pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1997) e doutorado em História - École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Atualmente é professora Livre Docente da área de História Medieval do Departamento de História da Universidade de São Paulo e do Programa de Pós-graduação em História Social da mesma universidade. Coordena o Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM-USP). É pesquisadora associada do Projeto Temático da FAPESP "Uma História Conectada da Idade Média. Comunicação e Circulação a partir do Mediterrâneo" (FAPESP 2021/02912-3). Tem pesquisas nas áreas de História, com ênfase em História medieval, e de História da Arte, com ênfase em História da arte medieval e em História da arte e gênero. Bolsista PQ2 do CNPq.

Published

2025-09-05

How to Cite

Galli Tatsch, F., & Correia Leandro Pereira, M. C. (2025). Presentation of the Dossier: Medievalisms and the Arts in the Nineteenth Century. Imagem: Revista De História Da Arte, 6(1). https://doi.org/10.34024/6dxqw775