A Educação Ambiental nos curso técnicos integrados ao ensino médio do campus Penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental

Autores

  • Adriano Souza Freitas IFAL
  • Denise Regina Costa Aguiar Universidade Brasil
  • Cristina Veloso Castro Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2649

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Língua Portuguesa. Livro didático. Paradidático. Paulo Freire.

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um processo contínuo, permanente e interdisciplinar, está relacionada à cultura, à ética, à economia, à política e à ecologia. Sendo isso considerado, este trabalho pretende analisar como a (EA) está introduzida nos livros didáticos (LD) de Língua Portuguesa (LP) adotados pelo campus Penedo (IFAL). A metodologia da investigação é documental-bibliográfica de cunho exploratório, subsidiada por Freire (1979, 1986, 1987, 2000, 2006 a&b), Reigota (2014), Guimarães (2014), Loureiro (2014) e Marcuschi (2008). Considerou-se que os LD tratam da EA de maneira superficial/introdutória no aspecto qualitativo, assim, foi confeccionado um paradidático, proposta interventiva em uma perspectiva crítico-emancipatória

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Biografia do Autor

Adriano Souza Freitas, IFAL

Professor EBTT, Campus Penedo - IFAL

Denise Regina Costa Aguiar, Universidade Brasil

Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil(2011).

Cristina Veloso Castro, Universidade Brasil

Doutorado em Sistema Constitucional de Garantias de Direito pelo Instituto Toledo de Ensino, Brasil(2015)

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Publicado

19-06-2019

Como Citar

Freitas, A. S., Aguiar, D. R. C., & Castro, C. V. (2019). A Educação Ambiental nos curso técnicos integrados ao ensino médio do campus Penedo – IFAL: análise dos livros didáticos de língua portuguesa e a construção de cartilha ambiental. Revista Brasileira De Educação Ambiental (RevBEA), 14(2), 306–327. https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.2649

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-08-22
Aceito: 2019-05-20
Publicado: 2019-06-19

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